Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O NOVO CENTRO DE DIA


A minha Aldeia tem um novo Centro de Dia (IPSS Sede Cultural Ensino e Trabalho – Centro de Dia para Idosos), construido de raiz para essa finalidade.

O anterior Centro funcionou no rés-do-chão (antiga residência de professora) do edifício da minha Escola Primária, de características comuns a todos os imóveis escolares da Beira Alta, levados a cabo pelo Estado Novo


Construido num dos pontos mais altos da Aldeia avistava-se, da varanda no primeiro andar, ao fundo do largo corredor que dividia as duas grandes salas para rapazes/raparigas, um panorama fascinante de telhados vermelhos, ruas, hortas, gentes  e frondosos arvoredos (destruidos por sucessivos incêndios) que cobriam as elevações circundantes. 



O novo Centro de Dia, edificado num terreno doado por fmiliares meus (família Sampaio de Faria, como assinalado na lápide comemorativa), tem uma estrutura moderna e parece possuir todas as condições desejaveis a um funcionamento pleno.

Não sei ainda quais as acções que engloba nem que população abrange mas é, com certeza, muito útil porque o médico (n/vezes/semana) passou a sê-lo só no inacessível Sabugal (distante e sem qualquer tipo de transporte) e a farmácia (houve duas) também não existe mais.

A aldeia, que já teve mais preponderância que o próprio Concelho, caminha tristemente para um simples "lugar", como pode verificar-se nos gráficos abaixo.




E foi inaugurado no dia 20 de Julho de 2014. 



Com missa e oração
Fado e animação
Pintura em exposição
Encontros de eleição
E muita dedicação
Entra o Centro em função


2 comentários:

  1. Grande reportagem fotográfica!O homem dos grandes bigodes é o H.Nave?
    Do livro «Terras de Riba-Côa – Memórias sobre o Concelho do Sabugal», escrito há mais se um século por Joaquim Manuel Correia,a obra fala-nos da história, do património, dos usos e dos costumes das nossas terras, nos finais do século XIX, altura em que o autor escreveu as «Memórias» e reportando-se á escola,anterior sede desta IPSS,diz:escola para os dois sexos, instalada em um bom e vasto edifício, que foi mandado construir pelo Ex.mo Sr. Dr. José Diniz da Fonseca e arrendado pela Empresa Construtora da linha férrea, que o melhorou, dando no fim 40 libras e só depois disso foi apropriado para as escolas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sim, é o H. Diz que o Avô também tinha um bigode assim. Só que não era branco porque morreu muito cedo (a Mãe tinha 9 anos)...
    Pois não sei para que primeiro fim o edifício foi construido. Nem porque escolheu o Desembargador aquele lugar para viver. Mas que foi uma sorte uma sorte para nós e para a Aldeia, foi.
    jinho

    ResponderEliminar