Ao longo
dos anos muitas outras se seguiram, quer na TAP quer nas mais diversas
companhias de aviação.
E até há algum tempo atrás, considerei sempre um privilégio viajar nos Transportes Aéreos Portugueses - reservas, balcões de check-in, qualidade
das refeições, conforto, programas de
entretenimento, limpeza das cabines, revistas de bordo, segurança das aeronaves e bagagens, elegância e simpatia dos comissários/hospedeiras de bordo.
Os galardões recebidos elucidam bem a qualidade da Companhia.
1972,
1973, 1974 - Troféu Pobituris, por ter sido a melhor companhia de aviação
1979 -
Título de Membro Honorário
da Ordem do Infante D. Henrique
1985 - Ordem de Mérito de Dom João VI,
atribuída pela comunidade luso-brasileira, no Rio de Janeiro
1994
- Prémio PTA
- Portugal Turismo e Actualidade, pela revista Gente Viagens
2003 - Prémio de Maior utilização da
frota A310
- Prémio
de Excelência operacional da rota A310 entre 2001 e 2003
2004 - e
nos 5 anos seguintes - Melhor Companhia
Aérea pelo jornal do Trade
Publituris
2005
- Quarto
lugar na categoria de Melhor revista de bordo para a Atlantis
( revista de bordo da TAP) na 16ª edição do concurso "Annual Avion Awards, organizado pela Associação
Mundial de Entretenimento das Companhias Aéreas.
2006 - Prémio
“O Melhor do Ano”, pelos Freddie Awards , para o "Programa
Victoria" ( programa de milhagem da TAP)
-
Melhor Branding e Melhor Re-branding, para a nova imagem da empresa
2007 - Décima Companhia Aérea Mais Segura do
Mundo, pela edição japonesa da revista Newsweek.
2008 - Prémio Empresa
mais familiarmente responsável (A Companhia
Aérea do Ano) no âmbito dos prémios "Os 10 Mais do Turismo de
2007"
- Maior
empresa portuguesa de serviços, pela revista 'Fórum Empresarial'
2009 - Prémio
A320 Family Operational Award , atribuído pela A320 Family Operational Award, pela sua política exemplar na
igualdade entre homens e mulheres
- Prémio "Planeta Terra", atribuído pela UNESCO, em reconhecimento
do Programa de compensação de emissões de CO2, lançado pela companhia.
- Melhor
revista de bordo do mundo na sua categoria, para a UP da TAP, pelo site ucityguides
2009,
2010, 2011 - Companhia aérea líder
mundial para a América do Sul, na 16ª edição dos World Travel Awards
2011 - A Mais segura companhia aérea da Europa
Ocidental e a quarta mais segura de
todo o mundo, de acordo com o relatório de segurança aéreo, JACDEC
- A Companhia
aérea líder mundial para África, pelos World
Travel Awards
-
A melhor companhia aérea da Europa, pela Global Traveler Magazine.
E também
a Portugália, companhia
aérea adquirida pela TAP em 2007, foi considerada a melhor companhia aérea
regional da Europa durante 5 anos consecutivos
WIKIPÉDIA
Todavia,
nos dois últimos anos,houve alguns incidentes e acidentes com
aviões da TAP.
E as opiniões dos passageiros que recentemente a têm utilizado também diferem bastante das de então:
- “A companhia
aérea portuguesa aluga aviões à ucraniana Windrose para servir as suas ligações
cuja qualidade e serviço estão abaixo dos padrões habitualmente praticados pela
empresa”
- “É muito desagradável pagar caro por um conforto e encontrar um avião sem acessórios, lugares apertados com bancos não reclináveis, ausência de entretenimento e completamente lotado, numa viagem longa. Eu me senti enganada”
- “Os
funcionários do check-in para o voo TAP-1610, com destino a Lisboa,
informaram os passageiros sobre a
impossibilidade de serem servidas refeições a bordo devido à ausência de um
elemento da tripulação”
- “TAP destruída... pelos seus próprios trabalhadores… Neste momento prefiro comprar bilhetes na
Low Cost e fugir das viagens canceladas, voos em charters da PGA, algumas
hospedeiras mal encaradas, aviões sujos, bilhetes mais caros... Desmantelem
depressa a TAP e vendam-na rapidamente porque o seu alegado serviço de
qualidade, já era. Se for privatizada, então depois vamos ver se fazem
greve!”
São comentários relativos a mais uma das frequentes greves a que o SNPVAC deu início no dia 30 de Novembro porque o "acordo da empresa, em vigor
desde 2006, não está a ser cumprido e as conversações com a companhia
aérea para evitar a greve, infrutíferas.”
A paralisação
dos tripulantes de cabine em defesa do direito a um fim de semana de pausa, parou a transportadora aérea e dos 280 voos previstos, só foram efectuados 100,
por recurso a outras companhias...
A Administração
diz que o prejuízo é de cinco milhões de euros/dia e que "a reputação
e imagem da TAP" estão a ser atingidas.
Segundo
o Jornal de Negócios, nos primeiros
sete meses do ano, a transportadora pagou €65 milhões em remunerações com
pilotos - mais do dobro do registado em igual período de 2008 (...) valor que
inclui as ajudas de custo e os encargos sociais, mas não os subsídios de
férias.
As regalias na TAP:
- Infantário 24 horas por dia e 365 dias por ano, para
crianças dos quatro meses aos cinco anos de idade, para dar assistência aos
tripulantes em deslocação
- Refeitório que serve cerca de 3200 refeições por dia,
entre almoços, jantares e ceias
- Unidade de cuidados de saúde (nos dias úteis, até às
20h). Fora deste período é assegurada a prestação de assistência médica
domiciliária e o aconselhamento médico via telefone, disponíveis 24 horas por
dia
- Seguro de vida, com cobertura dos riscos de morte e
invalidez total e permanente
- Complemento da pensão de reforma aos colaboradores
admitidos até 31 de Maio de 1993, no quadro permanente. Os pilotos têm ainda um
esquema especial de complemento de reforma para compensar a uniformização da
idade de reforma aos 65 anos
- Cedência de lugares em voos com tarifas grátis ou com
descontos especiais, condicionada à disponibilidade de lugares não vendidos
- Subsídio para
material escolar atribuído aos filhos dos colaboradores, em idade escolar
- Ginásio com condições especiais para todos os
colaboradores, reformados, pré-reformados e seus familiares
- Plano de saúde com acesso a serviços médicos a uma taxa
reduzida
- Apoio social e aconselhamento aos trabalhadores nas
diversas situações do seu quotidiano
- Fundo de solidariedade para a concessão de empréstimos
monetários reembolsáveis, em casos de carência.
Para uma consulta na íntegra, ver:
Diário da República nº 254 Série I Parte B de 03/11/2003
(Anexo V, Direitos e regalias dos trabalhadores da TAP, S. A., que transitam para a SPdH, S. A.)
Será que as greves se justificam perante as dificuldades que tantos outros portugueses enfrentam?
- Há ministros alemães que criticam estas regalias num país onde é cada vez maior a diferença entre ricos e pobres.
- A arrogância, própria de quem se sente superior, carece de todas as normas morais exigidas para qualquer pessoa.
Aconteceu
com o “piloto que largou o avião depois de já estar ao comando, deixando
desamparados mais de 250 utentes”. “O voo da TAP que aterra por falso alarme
de fumo na cabine, é simbólico - não há fumo sem fogo; só pode acontecer com um
propósito previamente pensado para chamar a atenção sobre a companhia e a descredibilizar
com fins que saberemos quando ela for comprada e por quem” - regalias, blog
Privatizar
ou encerrar?
- António
José Seguro diz que "a TAP não é uma empresa qualquer, tem a ver
com a nossa identidade, é um activo estratégico na captação de turistas, de exportação de serviços e de aproximação com portugueses emigrados". Acusa o
Governo de Passos Coelho de a querer vender a preço de saldo".
- Maria Luís Albuquerque afirma que a TAP ou é privatizada ou está condenada a desaparecer porque o Estado, devido ás regras europeias da concorrência, não pode lá colocar capital” e que "o objectivo do Governo é uma privatização a 100%" mantendo, "numa fase intermédia", uma "presença mais activa do accionista público".
- Peter Morris, economista-chefe da consultora Ascend, diz
ser uma proeza "A TAP ter feito dinheiro em 2010, numa altura que foi tão
difícil para as companhias europeias
- A ex-secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, afirmou que a privatização da TAP “põe em risco, fortemente, a atractividade do sector aéreo em Portugal”, defendendo que o Estado deve manter a maioria das acções da empresa.Disse ainda que "é necessário apostar a todos os níveis, para encontrar uma forma de pressionar e chamando a atenção que há outras alternativas que vão ao encontro das necessidades da TAP, sem pôr em causa o futuro da empresa e a sua posição”.
- Maria Luís Albuquerque afirma que a TAP ou é privatizada ou está condenada a desaparecer porque o Estado, devido ás regras europeias da concorrência, não pode lá colocar capital” e que "o objectivo do Governo é uma privatização a 100%" mantendo, "numa fase intermédia", uma "presença mais activa do accionista público".
Mas os
resultados podem valer-lhe de pouco já que "este é um momento
bastante mau para se estar a vender uma companhia aérea, porque os resultados
das outras companhias europeias no primeiro trimestre do ano não foram
bons"
- A ex-secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, afirmou que a privatização da TAP “põe em risco, fortemente, a atractividade do sector aéreo em Portugal”, defendendo que o Estado deve manter a maioria das acções da empresa.Disse ainda que "é necessário apostar a todos os níveis, para encontrar uma forma de pressionar e chamando a atenção que há outras alternativas que vão ao encontro das necessidades da TAP, sem pôr em causa o futuro da empresa e a sua posição”.
- Fernando Pinto
faz apelo à privatização da TAP
Ele e a sua equipa, chegaram à TAP em Outubro de
2000 com o objectivo de preparar a empresa para a privatização.
Mas diz que, "na realidade, não se tem sorte quando se
enfrenta o 11 de Setembro, a gripe, a guerra, duas crises de petróleo, mais uma
gripe, ataques de low-cost, enfim, tudo o que é possível". "Vivemos com o capital emprestado pelos bancos"...
"Hoje posicionamo-nos como a companhia que lidera na
ligação entre três Continentes, unindo a Europa à África e à América do Sul."
Fernando Pinto, embora admita que a imagem da companhia tem
sido "beliscada" pelos eventos recentes, refere que o valor global da
TAP não foi afectado por esses acontecimentos e assegura que esse valor tem
aumentado continuamente.
- Melhoria de serviços, corrupção, emprego apadrinhado, crescimento, concorrência, distinção, risco, prejuízo, contratação, descontinuidade devido a eleições, demora, publicidade, burocracia, destino dos lucros.
Imagens Google
Quando me ocorreu abordar este tema,
parecia-me ter uma opinião bem definida sobre ele.
Porém, depois de ter feito alguma
pesquisa, acabei por ficar muito confusa.
Assim, vou limitar-me a deixar tags em que me emaranhei para o caso de haver algum leitor mais curioso que as queira associar, também, a razões favoráveis ou não, à privatização da TAP:
- Soberania nacional, roubo, corrupção,
desemprego, finalidade, desigualdade, fuga de capitais, universalização, crise,
consequências, constituição, prejuízos. - Melhoria de serviços, corrupção, emprego apadrinhado, crescimento, concorrência, distinção, risco, prejuízo, contratação, descontinuidade devido a eleições, demora, publicidade, burocracia, destino dos lucros.
Imagens Google
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