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sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LIQUIDAÇÃO


A minha primeira viagem aérea  foi num avião da TAP, linha doméstica, entre Lisboa e Faro.

Ao longo dos anos muitas outras se seguiram, quer na TAP quer nas mais diversas companhias de aviação.
E até há algum tempo atrás, considerei sempre um privilégio viajar nos Transportes Aéreos Portugueses - reservas, balcões de check-in, qualidade das refeições, conforto, programas de entretenimento, limpeza das cabines, revistas de bordo, segurança das aeronaves e bagagens, elegância e simpatia dos comissários/hospedeiras de bordo.

Os galardões recebidos elucidam bem a qualidade da Companhia.



 1970 - Medalha de Mérito Turístico, pelos serviços prestados ao turismo português
1972, 1973, 1974 -  Troféu Pobituris, por ter sido a melhor companhia de aviação
1979 - Título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique
1985 - Ordem de Mérito de Dom João VI, atribuída pela comunidade luso-brasileira, no Rio de Janeiro
1994 -  Prémio PTA - Portugal Turismo e Actualidade, pela revista Gente Viagens
2003 - Prémio de Maior utilização da frota A310
       - Prémio de Excelência operacional da rota A310 entre 2001 e 2003
2004 - e nos 5 anos seguintes - Melhor Companhia Aérea pelo jornal do Trade Publituris
2005 -  Quarto lugar na categoria de Melhor revista de bordo  para a Atlantis ( revista de bordo da TAP) na 16ª edição do concurso "Annual Avion Awards, organizado pela Associação Mundial de Entretenimento das Companhias Aéreas.
2006 - Prémio “O Melhor do Ano”, pelos Freddie Awards , para o "Programa Victoria" ( programa de milhagem da TAP)
       -  Melhor Branding Melhor Re-branding,  para a nova imagem da empresa
2007 - Décima Companhia Aérea Mais Segura do Mundo, pela edição japonesa da revista Newsweek.
2008 - Prémio Empresa mais familiarmente responsável (A Companhia Aérea do Ano) no âmbito dos prémios "Os 10 Mais do Turismo de 2007"
       - Maior empresa portuguesa de serviços, pela revista 'Fórum Empresarial'
2009 -  Prémio A320 Family Operational Award , atribuído pela A320 Family Operational Award, pela sua política exemplar na igualdade entre homens e mulheres
        - Prémio "Planeta Terra", atribuído pela UNESCO, em reconhecimento do Programa de compensação de emissões de CO2, lançado pela companhia.
        - Melhor revista de bordo do mundo na sua categoria, para a UP da TAP, pelo site ucityguides
 2009, 2010, 2011 - Companhia aérea líder mundial para a América do Sul, na 16ª edição dos World Travel Awards 
2011 - A Mais segura companhia aérea da Europa Ocidental e a quarta mais segura de todo o mundo, de acordo com o relatório de segurança aéreo, JACDEC
        - A Companhia aérea líder mundial para África, pelos World Travel Awards
        - A melhor companhia aérea da Europa,  pela Global Traveler Magazine.


E também a Portugália, companhia aérea adquirida pela TAP em 2007, foi considerada a melhor companhia aérea regional da Europa durante 5 anos consecutivos
WIKIPÉDIA


Todavia, nos dois últimos anos,houve alguns incidentes e acidentes com aviões da TAP.
E as opiniões dos passageiros que recentemente a têm utilizado também diferem bastante das de então:

- “A companhia aérea portuguesa aluga aviões à ucraniana Windrose para servir as suas ligações cuja qualidade e serviço estão abaixo dos padrões habitualmente praticados pela empresa”



-  “É muito desagradável pagar caro por um conforto e encontrar um avião sem acessórios, lugares apertados com bancos não reclináveis, ausência de entretenimento e completamente lotado, numa viagem longa. Eu me senti enganada”
- “Os funcionários do check-in para o voo TAP-1610, com destino a Lisboa, informaram os passageiros  sobre a impossibilidade de serem servidas refeições a bordo devido à ausência de um elemento da tripulação
- “TAP destruída... pelos seus próprios trabalhadores… Neste momento prefiro comprar bilhetes na  Low Cost e fugir das viagens canceladas, voos em charters da PGA, algumas hospedeiras mal encaradas, aviões sujos, bilhetes mais caros... Desmantelem depressa a TAP e vendam-na rapidamente porque o seu alegado serviço de qualidade, já era. Se for privatizada, então depois vamos ver se fazem greve!”


São comentários relativos a mais uma das frequentes greves a que o SNPVAC deu início no dia 30 de Novembro porque o "acordo da empresa, em vigor desde 2006, não está a ser cumprido e as conversações com a companhia aérea para evitar a greve, infrutíferas.”
A paralisação dos tripulantes de cabine em defesa do direito a um fim de semana de pausa, parou a transportadora aérea e dos 280 voos previstos, só foram efectuados 100, por recurso a outras companhias...

A Administração diz que o prejuízo é de cinco milhões de euros/dia e que "a reputação e imagem da TAP" estão a ser atingidas.

Segundo o Jornal de Negócios, nos primeiros sete meses do ano, a transportadora pagou €65 milhões em remunerações com pilotos - mais do dobro do registado em igual período de 2008 (...) valor que inclui as ajudas de custo e os encargos sociais, mas não os subsídios de férias.

As regalias na TAP:

- Infantário 24 horas por dia e 365 dias por ano, para crianças dos quatro meses aos cinco anos de idade, para dar assistência aos tripulantes em deslocação
- Refeitório que serve cerca de 3200 refeições por dia, entre almoços, jantares e ceias
- Unidade de cuidados de saúde (nos dias úteis, até às 20h). Fora deste período é assegurada a prestação de assistência médica domiciliária e o aconselhamento médico via telefone, disponíveis 24 horas por dia
- Seguro de vida, com cobertura dos riscos de morte e invalidez total e permanente
- Complemento da pensão de reforma aos colaboradores admitidos até 31 de Maio de 1993, no quadro permanente. Os pilotos têm ainda um esquema especial de complemento de reforma para compensar a uniformização da idade de reforma aos 65 anos
- Cedência de lugares em voos com tarifas grátis ou com descontos especiais, condicionada à disponibilidade de lugares não vendidos
 - Subsídio para material escolar atribuído aos filhos dos colaboradores, em idade escolar
- Ginásio com condições especiais para todos os colaboradores, reformados, pré-reformados e seus familiares
- Plano de saúde com acesso a serviços médicos a uma taxa reduzida
- Apoio social e aconselhamento aos trabalhadores nas diversas situações do seu quotidiano
- Fundo de solidariedade para a concessão de empréstimos monetários reembolsáveis, em casos de carência.

Para uma consulta na íntegra
, ver:

Diário da República nº 254 Série I Parte B de 03/11/2003
(Anexo V,  Direitos e regalias dos trabalhadores da TAP, S. A., que transitam para a SPdH, S. A.)


Será que as greves se justificam perante as dificuldades que tantos outros portugueses enfrentam?





- Há ministros alemães que criticam estas regalias num país onde é cada vez  maior a diferença entre ricos e pobres.






- A arrogância, própria de quem se sente superior, carece de todas as normas morais  exigidas para qualquer pessoa. 
Aconteceu com o “piloto que largou o avião depois de já estar ao comando, deixando desamparados mais de 250 utentes”. “O voo da TAP que aterra por falso alarme de fumo na cabine, é simbólico - não há fumo sem fogo; só pode acontecer com um propósito previamente pensado para chamar a atenção sobre a companhia e a descredibilizar com fins que saberemos quando ela for comprada e por quem” - regalias, blog


Privatizar ou encerrar? 


- António José Seguro diz que "a TAP não é uma empresa qualquer, tem a ver com a nossa identidade, é um activo estratégico na captação de turistas, de exportação de serviços e de aproximação com portugueses emigrados". Acusa o Governo de Passos Coelho de a querer vender a preço de saldo".







- Maria Luís Albuquerque afirma que  a TAP ou é privatizada ou está condenada a desaparecer porque o Estado, devido ás regras europeias da concorrência, não pode lá colocar capital” e que "o objectivo do Governo é uma privatização a 100%" mantendo, "numa fase intermédia", uma "presença mais activa do accionista público".





- Peter Morris, economista-chefe da consultora Ascend, diz ser uma proeza "A TAP ter feito dinheiro em 2010, numa altura que foi tão difícil para as companhias europeias
Mas os resultados podem valer-lhe de pouco já que "este é um momento bastante mau para se estar a vender uma companhia aérea, porque os resultados das outras companhias europeias no primeiro trimestre do ano não foram bons"




 - A ex-secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, afirmou que a privatização da TAPpõe em risco, fortemente, a atractividade do sector aéreo em Portugal”, defendendo que o Estado deve manter a maioria das acções da empresa.Disse ainda que "é necessário apostar a todos os níveis, para encontrar uma forma de pressionar e chamando a atenção que há outras alternativas que vão ao encontro das necessidades da TAP, sem pôr em causa o futuro da empresa e a sua posição”.

- Fernando Pinto faz apelo à privatização da TAP

Ele e a sua equipa, chegaram à TAP em Outubro de 2000 com o objectivo de preparar a empresa para a privatização. 
Mas diz que, "na realidade, não se tem sorte quando se enfrenta o 11 de Setembro, a gripe, a guerra, duas crises de petróleo, mais uma gripe, ataques de low-cost, enfim, tudo o que é possível". "Vivemos com o capital emprestado pelos bancos"...
"Hoje posicionamo-nos como a companhia que lidera na ligação entre três Continentes, unindo a Europa à África e à América do Sul."
Fernando Pinto, embora admita que a imagem da companhia tem sido "beliscada" pelos eventos recentes, refere que o valor global da TAP não foi afectado por esses acontecimentos e assegura que esse valor tem aumentado continuamente.


Quando me ocorreu abordar este tema, parecia-me ter uma opinião bem definida sobre ele.
Porém, depois de ter feito alguma pesquisa, acabei por ficar muito confusa.
Assim, vou limitar-me a deixar tags em que me emaranhei para o caso de haver algum leitor mais curioso que as queira associar, também, a razões favoráveis ou não, à privatização da TAP:
- Soberania nacional, roubo, corrupção, desemprego, finalidade, desigualdade, fuga de capitais, universalização, crise, consequências, constituição, prejuízos. 
- Melhoria de serviços, corrupção, emprego apadrinhado, crescimento, concorrência, distinção, risco, prejuízo,  contratação, descontinuidade devido a eleições, demora, publicidade, burocracia, destino dos lucros.



Imagens Google

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