Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2018

BLOG / POST/ AVÓS



Presentemente pode dizer-se que o termo blog faz parte da linguagem comum. Quem não tem ou não sabe de alguém que tenha um blog?

Segundo dados do site technorati.com, são publicados 900 mil posts/dia e na lista “Top 10” dos sites de entretenimento, quatro deles são blogs.
A pesquisa “State of the Blogosphere 2011”, feita anualmente pelo Technorati - o maior directório de Blogs do mundo – baseia-se em milhares de blogs e bloguistas e tem como finalidade acompanhar não só a evolução dessa blogosfera ao longo dos anos mas também identificar perfis e respectivas áreas de interesse que classificam os  bloguistas em amadores e profissionais.

Amadores / Hobby - Representam 60% dos blogs e geralmente não têm uma renda direta com o Blog. São pessoais, na sua maioria,  e funcionam como “diversão” /forma de interacção.

Profissionais Part-time e Full-time – Aproximadamente 18% dos bloguistas usam o blog como forma complementar de rendimento ou mesmo como trabalho de tempo integral, embora a maioria não o tenha como a fonte de renda principal.

Corporativos - Representam 8% da blogosfera e vivem diretamente do Blog com assuntos prioritários de negócios e tecnologia. Considerando os principais interesses, 70% têm como objectivo compartilhar conhecimentos, 61% esperam reconhecimento profissional e 52% blogam para atrair novos clientes.

Empreendedores  - Dizem respeito a 13% dos blogs. São empresários e donos dos próprios negócios que dependem mesmo dos blogs cujo conteúdo está directamente relacionado com a área em que atuam.

As áreas geográficas de distribuição bloguista referidas pela pesquisa em questão  são representadas no gráfico abaixo

Fonte: A situação da Blogosfera em 2011 segundo o Technorati


A história do Blog, forma abreviada de “weblog” (WORLD WIDE WEB mais LOG), é relativamente recente. O pioneiro foi Jorn Barger que, em meados de 1997, desenvolveu um sistema (apelidado de Weblog) onde a pessoa podia relatar tudo o que achasse interessante na internet

Os blogs foram assim chamados por possuírem um formato característico de atualizações periódicas de conteúdo pessoal
O primeiro weblog ainda existe na forma original, podendo ser visto no site do seu autor ( http://robotwisdom.com)
Mas foi nos finais de 1999 que tudo se tornou mais fácil para pessoas que não sabiam sequer o básico de linguagem de programação. A partir de um template pronto e um backoffice, qualquer leigo poderia desenvolver um blog.
E assim, dos 50 blogs existentes em 1999, rapidamente se  passou para uma média de 3 milhões em 2003. 
Hoje, as estimativas do motor de busca Technorati indicam que deverão existir cerca de 200 milhões de blogs no mundo.

Qualquer pessoa pode ter um blog e é livre de publicar o que quiser. A maioria das empresas, mesmo aquelas que não actuam directamente na internet, mantém blogs para comunicar com funcionários e clientes.

Contudo, existe legislação que deve ser respeitada. 

Para quem lê um blog pessoal como o meu, não interessado em se promover, criar negócios ou ganhar dinheiro, deve parecer-lhe demasiado fácil. Todavia, ainda que os conteúdos sejam singelos, não é exactamente assim. Antes de escrever um post faço por dispor de algum tempo para pesquisa a fim de esclarecer pormenores, procurar detalhes, datas ou revisão do produto, ideias, pontos de vista e conceitos, representados mentalmente. Verifico a gramática e a ortografia e, sem modificar o meu próprio estilo, procuro não ser rejeitada pelos vários visitantes e alguns assíduos seguidores ( maioritariamente desconhecidos).

Os temas são ocasionais e diversificados

E porque hoje é o dia dos Avós, a postagem é para eles. 
Para os que já têm cabelos brancos e pele enrugada, se sentam na cadeira de balanço, tricotam, ainda ouvem rádio, gostam de cozinhar ou fazem biscoitos e para os que, bem diferentes, têm computador ou uma agenda cheia de compromissos, cantam no coro da igreja ou vão à universidade e a restaurantes com amigos, viajam, lêem livros e sabem tudo de whatsapp/facebook /skype, seguem as tendências da moda, têm uma memória invejável e a voz jovial.
Para todos os que, essencialmente, mantêm o bom humor e a paciência.




 Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário