Número total de visualizações de páginas

domingo, 8 de julho de 2018

PERCURSOS - TOLEDO



3 h 40 m (335,0 km) de EX-A1 e A-5 separam a minha aldeia, Cerdeira, de Toledo, capital da Espanha medieval até meados do séc. XVI e da comunidade autónoma de Castela-La Mancha, presentemente.


Andar por Espanha sem conhecer Toledo é perder a oportunidade de apreciar o cenário único de um conjunto de várias influências que aconteceram ao longo da história daquele País desde a origem de Toledo e da ocupação romana na região no século II antes de Cristo, até à passagem dos visigodos e dos árabes, à recuperação pelos espanhóis ou à cidade das três culturas, através de testemunhos monumentais  verdadeiramente notáveis.
Falar dela depois de a ter visitado, também não deixa de ser fascinante. Porém, porque tudo é considerável, faz-se apenas uma abordagem muito superficial de alguns lugares observados.

O Alcázar, o palácio de Carlos V, foi construído num dos pontos mais altos da cidade, ocupando o local onde antes existia uma fortaleza romana. Atualmente, abriga os escritórios do exército e um museu militar.

Ponte romana de Alcântara com 6 arcos assimétricos - entrada para a cidade

Situada numa colina sobre o rio Tejo, Toledo é uma histórica cidade-museu declarada Património da Humanidade em 1987. As suas muralhas abrigam uma riquíssima herança cultural, arquitectónica e artística proveniente das culturas muçulmana, cristã e judaica que ali conviveram em relativa harmonia deixando expresso um conjunto de influências medievais e renascentistas
As suas ruas estreitas e sinuosas entre casas, mesquitas, igrejas e sinagogas desordenadamente edificadas e bem conservadas são, por si só (para quem pode caminhar), um passeio inesquecível de história com mais de 2 mil anos. Parada no tempo, tranquila, limpa e cosmopolita é uma das cidades espanholas mais grandiosas em arquitectura. Foi ali que o grande pintor El Greco encontrou imaginação para retratar o místico e o religioso da época.

1- Sinagoga de Santa Maria la Plancha - Monumento Nacional
 2- Símbolos judaicos nas ruas onde residiram os judeus sefarditas, colocados pela comunidade judaica da Espanha

É na configuração urbana das ruas estreitas, tortuosas e compridas  que se refletem  as características da civilização muçulmana assim como na  Praça de Zocodover, de planta irregular construtiva, onde se concentra grande parte da actividade económica e social de Toledo

 Praça de Zocodover e Plaza Mayor de Toledo
                                                     Ruas de Toledo

A nossa "peregrinação", porque estava na hora do almoço, começou por procurar um restaurante típico numa das estreitas ruas, acessíveis à circulação automóvel, bem perto da Praça Zocodover - a gastronomia, em Toledo, oferece várias especialidades castelhanas.

Depois, porque não foi elaborado o itinerário, foi-se andando, um pouco à toa, vendo e fotografando, sem entrar em qualquer monumento (o tempo era escasso), entre as pequenas pausas necessárias.

Sempre a subir pelas estreitas ruas (acompanhados de algumas garrafas de água), foram-se descobrindo outras surpresas desde edifícios comuns a mosteiros, igrejas, sinagogas, museus, portas na muralha, miradouros deslumbrantes, artesanato, estátuas e miniaturas de D. Quixote/Sancho Pança em profusão, muitos restaurantes pequenos, uma babilónia linguística
 1- Casa de antiguidades 2- Museu de Santa Cruz 3- Janela
Miradouro del Valle e o rio Tejo (com alguns vestígios de uma antiga ponte?)
1- Ao fundo, a Igleja de Santiago del Arrabal do sec. XII, um dos mais belos monumentos mudejáres de Toledo
2- Torre da Igreja de São Tomé

A Catedral de Toledo, dedicada à Virgem Maria na Ascensão aos céus, estilo gótico de influência francesa (século XIII) tem as cenas da vida de Cristo esculpidas na pedra, que serviram de catecismo durante a Idade Média e é sede da Arquidiocese de Toledo

Algumas portas da muralha de Toledo
Mosteiro de San Juan de los Reyes, século XV, estilo gótico com influência espanhola

Lojas de artesanato

Escola de Arte - "perfectamente pensadas para la actividad docente" y diseñadas con meticulosidad para propiciar la concentración, sensibilización con las disciplinas de estudio y el mejor aprovechamiento de la luz.


1- Antigo Museu Nacional do Exército
2- Biblioteca de Alkazar, antiga residência dos Reis de Espanha

1- Alkazar é um palácio fortificado sobre a colina mais alta da cidade que domina o horizonte e toda a cidade. Construído pelo imperador Carlos V, é dos poucos edifícios sem grandes alterações desde essa data
2- Alkazar - fachada setentrional

… E muito mais haveria para ver numa superfície de apenas 232,1 quilómetros quadrados de área, com 83 459 habitantes (densidade: 359,6 hab./km² habitantes). Wikipédia, 2016.
Depois do Alcazar, porque visitá-lo é primordial, situado a 644 metros de altitude, só já permitia um bom relaxamento em qualquer sombra de esplanada a saborear um batido de frutos bem fresco e um expresso.

Era quase noite e o regresso a casa estava por fazer... um regresso que viria a ser bastante insólito. O GPS resolveu embrenhar-nos na Serra da Malcata por entre apertadas curvas e contracurvas, sem iluminação e sob um nevoeiro intenso, cerrado…
Uma aventura inesperada mas que, enfrentada com calma, também a sorte acabou por nos dar um “final feliz”.



Sem comentários:

Enviar um comentário