Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

E O ECO RESPONDEU:




Os provérbios são frases e expressões curtas que transmitem conhecimentos e sabedoria popular sendo que, muitos deles, relacionados com aspectos universais da vida, se mantêm desde a antiguidade. Ricos em imagens, são quase todos de origem anónima e podem aplicar-se, pelo seu sentido lógico, a diversas situações de hábitos comuns.
Estão, por exemplo, associados à gratidão, à generosidade, à velhice, à solidão e à amizade, termos que tenciono utilizar no conteúdo deste post.

“A bondade e o perdão só fazem ingratidão”; "A gratidão é a memória do coração"; “A gratidão tem tanto de nobre como de vil a ingratidão”.

"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá"

"A velhice é a segunda meninice"; "De velho se torna a menino"

“A solidão é o destino de todos os espíritos eminentes.”; “A solidão é um bom lugar para se visitar, mas não é nada bom para se lá ficar.”

“Não há pior inimigo que um falso amigo”; “ O vitorioso tem muitos amigos e o vencido, bons amigos.”

 Fui ao lugar onde nasci e perguntei:
 "Meus amigos, onde estão?"
E o eco respondeu:
 "Onde estão?"

Todas estas frases feitas “soam a verdade”. Porém, sendo regra, nem sempre é absoluta.

Aqui há dias, fui lanchar com as minhas amigas Manela e Micá. A  Micá, alguns anos mais velha do que eu e um pouco “mais baixa”, mantém-se genuína. A Manela, da minha geração, pelo contrário, tem vindo a sofrer alterações com perda de memória episódica, primeiro e de memória remota, mais recentemente. O discurso brilhante de outrora passou a ser repetitivo e entrecortado à procura das palavras, a orientação em espaços ou a escolha da ementa revelam-se mais difíceis e a noção de  autocrítica parece ter desaparecido. 
 Viúva há alguns anos de um marido apaixonado, pouco fala dele e, quando acontece, faz um breve silêncio (não sei se de nostalgia causada pela ausência, ou se pelo reviver de momentos passados).
- Sabes que o C. morreu?, pergunta. Têm que ir as duas almoçar a minha casa.
- Ó Manela, mas em casa estás tu o tempo todo. É muito mais agradável este ambiente com gente, movimento…
(e, mais ou menos de 10 em 10 minutos, fazia o convite como se fosse a primeira vez)
- Tou sozinha… balbuciou.

Ela que tem dois filhos (médico e engenheiro) a quem ofereceu uma boa escola e dedicou todos os momentos livres, quatro netos que transportou, alimentou e passeou durante anos no horário de trabalho dos pais, muitos vizinhos que auxiliou em tudo o que lhe solicitaram, amigos e colegas que recebeu frequentemente para jantar, pessoas várias  que ajudou a singrar na vida…está sozinha.

Quanta solidariedade, quanta disponibilidade, quanto desprendimento, quanta amizade... pagos com vil  ingratidão!

"Meus amigos, onde estão?"
E o eco respondeu: "Onde estão?"





Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário