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terça-feira, 23 de dezembro de 2014

POR (DES+ HONROSAS) CAUSAS


Os homens fingem desinteresse para melhor promoverem os seus interesses - Marquês de Maricá


DIVAGANDO SOBRE CONDECORAÇÕES/CONDECORADOS/E...


Eng.º Zeinal Abedin Mohamed Bava  - Ordem do Mérito Empresarial - Classe do Mérito Comercial (Grã-Cruz)


(A Ordem de Mérito tem por finalidade galardoar actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, ou que revelem desinteresse e abnegação em favor da colectividade
Ordem do Mérito Comercial e industrial tem por finalidade distinguir aqueles que prestaram serviços relevantes no fomento ou na valorização..)



3.10.2013
 "As operadoras de telecomunicações Portugal Telecom e Oi (Brasil) assinaram hoje um acordo de intenções para a fusão das duas empresas e das holdings da operadora brasileira constituindo uma entidade única liderada por Zeinal Bava.”
- Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)

Os activos com que a Portugal Telecom vai participar na operação foram avaliados em 1,9 mil milhões.
- dinheirovivo.


Zeinal Bava assumiu a presidência da Oi em Junho de 2013, acumulando o cargo de presidente da Portugal Telecom (PT), que exercia desde 2008.
O gestor foi um dos responsáveis do processo de fusão das duas companhias.
Em Agosto de 2014 deixou todos os cargos de administração em sociedades da PT Portugal, empresa que passou a ser integralmente detida pela Oi após o aumento de capital desta operadora em Maio, para poder dedicar-se exclusivamente ao cargo no Brasil e promover a recuperação financeira e operacional da Oi.


A um mês de completar meio século de idade, o executivo português renunciou à presidência da operadora brasileira Oi.

"Acabou-se a fusão com a Oi. E aos nossos olhos está a acabar-se a PT. A demissão de Zeinal Bava é o estrondo final de um negócio fracassado. Há 12 mil trabalhadores em Portugal que já não sabem de que terra são". 
Pedro Santos Guerreiro


A saída daquele que foi um dos principais rostos do projecto de fusão entre as duas empresas coincide com os rumores sobre o interesse do grupo francês Altice em comprar a operadora portuguesa à Oi, fazendo cair por terra todo o projecto de Zeinal Bava - criar uma grande multinacional lusófona com um universo potencial de 250 milhões de falantes de língua portuguesa.

A imprensa brasileira refere que a renúncia terá acontecido devido ao "desconforto" causado pela operação da PT com títulos da dívida da Rioforte, holding do grupo Espírito Santo, que deixou um 'buraco' de 847 milhões de euros na telefónica portuguesa
De acordo com o diário brasileiro "Valor Econômico", alguns accionistas brasileiros da Oi, não acreditavam que Zeinal Bava desconhecia a operação, como o próprio afirma e a informação sobre a compra dos títulos de dívida da Rioforte só terá sido revelada aos sócios brasileiros da Oi em Junho deste ano.

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro ganharam mais de 4,1 milhões de euros, em prémios.
Em2010 foi o gestor mais bem pago em Portugal, recebendo 1,4 milhões de euros.
De forma incompreensível, atiraram para a lama a sua própria reputação, a reputação da PT e estoiraram com as economias dos que acreditavam neles. Um caso difícil de entender e que ainda irá dar que falar.
umjeitomanso.blog

OPORTUNISTA, fez todo o trabalho de sapa de Henrique Granadeiro a favor dos Grupos do BES e ONGOING
Bava recebia documentos que detalhavam os empréstimos da Portugal Telecom ao Grupo Espírito Santo. Granadeiro validou 200 dos 897 milhões de euros em causa.
Os documentos eram quadros-resumo com as aplicações financeiras da Portugal Telecom, incluindo os investimentos em papel comercial do Grupo Espírito Santo, ocultados sob a designação de "depósitos BES". 
Jornal i

Ex-ministro da Economia de António Guterres assinalou que a saída de Zeinal Bava "é um passo" num processo que não está a correr como se previa e que não se sabe como vai acabar.

Belmiro de Azevedo, quando questionado sobre o que está a acontecer actualmente com a operadora de telecomunicações afirmou:
"A história da PT há-de ser contada pelos jornalistas", "Não posso contar a história. Fui muito activo. Se nunca disse o que se passou, agora os jornalistas têm matéria suficiente".



Em Junho de 2009, Zeinal Bava deu uma entrevista à RTP sobre a compra da TVI. Nessa entrevista protegeu Sócrates e alegou um suposto interesse estratégico nos conteúdos da TVI (do qual nunca mais se falou).
O Insurgente e Dossier Face Oculta

Zeinal Bava, de família muçulmana sunita originária da Índia Portuguesa que se fixou em Moçambique em 1890, ficará na história como o homem que destruiu a PT para garantir dividendos aos Espírito Santo,tendo recebido como prémio uma indemnização de 5,4 MILHÕES de euros (relativos a 36 meses de salários, o que corresponde a 150 mil euros por cada mês - jornal brasileiro Valor Económico)  agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, Classe Comercial. 


"Queria registar o facto televisivo que mais me impressionou ontem. Foi o doutoramento honoris causa na Universidade da Beira Interior, com toda a pompa e circunstância, de Zeinal Bava. 
"Depois do ISEG - o meu ISCEF e ISE - ter academicamente distinguido Ricardo Salgado, da cavacal figura ter para aí penduricalhos a dar como pau, este doutoramento honoris causa de Bava por desonrosas causas, e logo ontem, só pode ser um insulto"- Anónimo século xxi, blog



Pergunto:

- Desinteresse em favor de quem?
- Que abnegação? A renúncia à presidência da operadora brasileira Oi?
- "Os quadros-resumo com as aplicações financeiras da Portugal Telecom, incluindo os investimentos em papel comercial do Grupo Espírito Santo, ocultados sob a designação de "depósitos BES", são serviços meritórios ?
- A Portugal Telecom (PT) registou prejuízos de 14,7 milhões de euros até Março. Uma queda face aos lucros de 26,7 milhões de euros registados no primeiro trimestre do ano anterior, que reflecte os custos de fusão com a Oi.
Quem paga isto? 
- Como se classificam pessoas como Zeinal Bava?
“Em tempos decentes, num caso destes, sujeitos como Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Ricardo Salgado seriam enforcados por traição à pátria e por roubo. Nos tempos de hoje, são agraciados com medalhas e títulos Honoris causa... É assim que a maçonaria agradece aos seus, pelos serviços prestados a bem da matilha e em desfavor de Portugal.”
Anónimo
- E as que condecoram os traidores, como Cavaco Silva? 
Cidadões cúmplices?




"Adeus, Brasil... Oi México"
Tal e qual! 16 meses depois de ter assumido a liderança do grupo brasileiro, Bava poderá estar prestes a trabalhar com um dos homens mais influentes e poderosos do mundo – Carlos Slim, que detém a América Móvel.
edição nº 1888 da NOVA GENTE




Sim, acho que um artista que tem uma tão fértil imaginação "altruísta", merece o reconhecimento indiscutível de ser agraciado...

Imagens Google

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SÃO TRÊS HORAS DA TARDE...


- São três horas da tarde, o céu está limpo e o mar muito próximo. Vamos fazer um giro pelas praias “brancas”?
- Barlavento ou Sotavento?
- Talvez aqui perto, a ocidente, possamos descobrir algumas sem muitas escadas. Depois, poderemos “inverter” para o outro lado até qualquer cidadezinha, encontrar uma esplanada e desfrutar o que há em volta...



Pouco frequentada durante o ano inteiro
A praia é pequena, difícil de encontrar 
Por caminho em terra batida, a ondular.
O mar é calmo e lugar de pesqueiro
As lindas arribas, de arenito e calcário, 
 Fazem dela mais recanto portuário
Do que área balnear em roteiro.


Mais uma caminhada na praia deserta...
Ao fim da tarde, passear o cão, desportivamente 
Em luta com o cachorro, sempre em frente
Até que no areal liso fique a "oferta",
Vai o dono, prazenteiro e apressado.
Depois, lá continuam, mais lado-a-lado
De mão na trela bamba e o focinho àlerta


O sol, ao entardecer, majestoso e sereno
Vai baixando devagar, ficando mais fraco
O céu, ainda azul, transita a opaco
E o mar converte-se em espelho ameno  
Com diminutos níveis de branco 
Bloqueados apenas no grande barranco
Deixando o silêncio imperar em pleno


Avista-se ao longe uma embarcação 
Flutuando sobre as calmas águas do mar
Orientada, para a sorte alcançar,
Pela magnética agulha, na direcção.
Nuvens densas, escondem o azul céu
Transformando o sol num vasto/cerrado véu 
E o mar-paraíso em grande interrogação


Transportada ao silêncio doutra dimensão
Só ela, apenas, entre o céu e o mar
Onde as ondas já não vão desmaiar,
No abandono do areal raso, sem confusão
Na harmonia da calma embriaguês espacial
Esperando que algum raio de sol outonal 
Se lembre de afastá-la da solidão


Gozando o areal vazio, o cheiro a maresia?
Limpando a cabeça do calendário oficial?
Carregando baterias sem miúdos a pular?
Talvez alguém lhe venha fazer companhia
Ocupando o oposto espaço da mesa..
Ou o sol apareça a espantar a tristeza...
 Coisas que só ele, na esplanada, avalia


São duas formas de transportar pessoas
Por zonas históricas, igrejas, monumentos
Ou entre locais particulares de eventos
Alguns, de engatadas carruagens boas
Pois na empresa de animação pró turista
Há combóios alugados com motorista
Movidos sobre carris de ferro, sem loas 


A história da cidade perde-se no tempo
Com fenícios e muçulmanos em contendas.
Há igrejas, pontes, conventos e lendas
Um rio, dois nomes, cheias em contratempo
Uma ilha de abrigo e um parque natural
Importantes eventos de âmbito cultural
E arquitectura pra um sábio passatempo


É quase noite, tinge-se o céu de coloração.
O sol no horizonte espalha a luz natural
Em direcções diferentes da linha horizontal.
O ambiente faz da luz azul fragmentação
Bate na sombra das nuvens claras, o sol
E o céu colorido é um enorme lençol
De nuvens em conluio - interacções...


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PORQUE AMAR É DIFÍCIL




Natal é sempre Natal
Na Sibéria ou no Nepal
Do nascimento, sinal
Com maiúscula inicial
Ou somente o local
Onde se nasce, afinal

Podia ser o ano inteiro
Se possível com fumeiro
Mesmo sem pinheiro,
Diz o pobre lampeiro
A viver num pardieiro
De Janeiro a Janeiro

Se o Natal tivesse vela
Que levasse sempre nela
Uma enorme "alma" bela
Seguiria a boa estrela
Porque a cadente amarela
Tem trajectória procela

O Natal foi, é, será “ar.”
O mundo vai continuar
Com o hipócrita a farsar
O arrogante a humilhar
A violência a matar
O solidário a escassear

Porque o difícil é amar



j


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

SILHUETAS


Os contornos, o alvo e o fundo juntam-se mostrando ângulos, círculos, quadrados e rectângulos em imagens de Outono 


Da minha janela panorâmica posso misturar os acontecimentos, organizá-los e contemplar o espectáculo no infinito, lá longe.... 
Ninguém interrompe os pensamentos. 
“O essencial é invisível para os olhos...”
... Onde o mar se mistura com o chão e o céu.


A gaivota em descanso ou à espera de companhia dominando, sem ruído, as fronteiras do rio. 
Nem sempre há gaivotas a embelezar a paisagem de Outono!



Erguida no princípio do século XVII pela Ordem dos Eremitas de S. Paulo, o terramoto de 1755 não lhe calou os sinos da torre, continuando a chamar os fiéis para a oração.


Sem andorinhas-de-chaminés, antigo símbolo de riqueza e prestígio na comunidade, sinal de presença de pessoas e bom início do tempo, continua arauto da região.


Árvores!
“Esfíngicas, recortam desgrenhadas...  Os trágicos perfis no horizonte!”
Eu, palavra pequena que me define a mim... Produtora de toda a humanidade... Regadora de homens... Guarda-sol, se quiseres!
Afinal, este mundo é todo meu”


Fim de tarde de Outono, recortada no casario de telhados desiguais, penetrados pela claridade do céu a escurecer, tingido-os de cores suaves, esbatidas, indefinidas...


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LIQUIDAÇÃO


A minha primeira viagem aérea  foi num avião da TAP, linha doméstica, entre Lisboa e Faro.

Ao longo dos anos muitas outras se seguiram, quer na TAP quer nas mais diversas companhias de aviação.
E até há algum tempo atrás, considerei sempre um privilégio viajar nos Transportes Aéreos Portugueses - reservas, balcões de check-in, qualidade das refeições, conforto, programas de entretenimento, limpeza das cabines, revistas de bordo, segurança das aeronaves e bagagens, elegância e simpatia dos comissários/hospedeiras de bordo.

Os galardões recebidos elucidam bem a qualidade da Companhia.



 1970 - Medalha de Mérito Turístico, pelos serviços prestados ao turismo português
1972, 1973, 1974 -  Troféu Pobituris, por ter sido a melhor companhia de aviação
1979 - Título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique
1985 - Ordem de Mérito de Dom João VI, atribuída pela comunidade luso-brasileira, no Rio de Janeiro
1994 -  Prémio PTA - Portugal Turismo e Actualidade, pela revista Gente Viagens
2003 - Prémio de Maior utilização da frota A310
       - Prémio de Excelência operacional da rota A310 entre 2001 e 2003
2004 - e nos 5 anos seguintes - Melhor Companhia Aérea pelo jornal do Trade Publituris
2005 -  Quarto lugar na categoria de Melhor revista de bordo  para a Atlantis ( revista de bordo da TAP) na 16ª edição do concurso "Annual Avion Awards, organizado pela Associação Mundial de Entretenimento das Companhias Aéreas.
2006 - Prémio “O Melhor do Ano”, pelos Freddie Awards , para o "Programa Victoria" ( programa de milhagem da TAP)
       -  Melhor Branding Melhor Re-branding,  para a nova imagem da empresa
2007 - Décima Companhia Aérea Mais Segura do Mundo, pela edição japonesa da revista Newsweek.
2008 - Prémio Empresa mais familiarmente responsável (A Companhia Aérea do Ano) no âmbito dos prémios "Os 10 Mais do Turismo de 2007"
       - Maior empresa portuguesa de serviços, pela revista 'Fórum Empresarial'
2009 -  Prémio A320 Family Operational Award , atribuído pela A320 Family Operational Award, pela sua política exemplar na igualdade entre homens e mulheres
        - Prémio "Planeta Terra", atribuído pela UNESCO, em reconhecimento do Programa de compensação de emissões de CO2, lançado pela companhia.
        - Melhor revista de bordo do mundo na sua categoria, para a UP da TAP, pelo site ucityguides
 2009, 2010, 2011 - Companhia aérea líder mundial para a América do Sul, na 16ª edição dos World Travel Awards 
2011 - A Mais segura companhia aérea da Europa Ocidental e a quarta mais segura de todo o mundo, de acordo com o relatório de segurança aéreo, JACDEC
        - A Companhia aérea líder mundial para África, pelos World Travel Awards
        - A melhor companhia aérea da Europa,  pela Global Traveler Magazine.


E também a Portugália, companhia aérea adquirida pela TAP em 2007, foi considerada a melhor companhia aérea regional da Europa durante 5 anos consecutivos
WIKIPÉDIA


Todavia, nos dois últimos anos,houve alguns incidentes e acidentes com aviões da TAP.
E as opiniões dos passageiros que recentemente a têm utilizado também diferem bastante das de então:

- “A companhia aérea portuguesa aluga aviões à ucraniana Windrose para servir as suas ligações cuja qualidade e serviço estão abaixo dos padrões habitualmente praticados pela empresa”



-  “É muito desagradável pagar caro por um conforto e encontrar um avião sem acessórios, lugares apertados com bancos não reclináveis, ausência de entretenimento e completamente lotado, numa viagem longa. Eu me senti enganada”
- “Os funcionários do check-in para o voo TAP-1610, com destino a Lisboa, informaram os passageiros  sobre a impossibilidade de serem servidas refeições a bordo devido à ausência de um elemento da tripulação
- “TAP destruída... pelos seus próprios trabalhadores… Neste momento prefiro comprar bilhetes na  Low Cost e fugir das viagens canceladas, voos em charters da PGA, algumas hospedeiras mal encaradas, aviões sujos, bilhetes mais caros... Desmantelem depressa a TAP e vendam-na rapidamente porque o seu alegado serviço de qualidade, já era. Se for privatizada, então depois vamos ver se fazem greve!”


São comentários relativos a mais uma das frequentes greves a que o SNPVAC deu início no dia 30 de Novembro porque o "acordo da empresa, em vigor desde 2006, não está a ser cumprido e as conversações com a companhia aérea para evitar a greve, infrutíferas.”
A paralisação dos tripulantes de cabine em defesa do direito a um fim de semana de pausa, parou a transportadora aérea e dos 280 voos previstos, só foram efectuados 100, por recurso a outras companhias...

A Administração diz que o prejuízo é de cinco milhões de euros/dia e que "a reputação e imagem da TAP" estão a ser atingidas.

Segundo o Jornal de Negócios, nos primeiros sete meses do ano, a transportadora pagou €65 milhões em remunerações com pilotos - mais do dobro do registado em igual período de 2008 (...) valor que inclui as ajudas de custo e os encargos sociais, mas não os subsídios de férias.

As regalias na TAP:

- Infantário 24 horas por dia e 365 dias por ano, para crianças dos quatro meses aos cinco anos de idade, para dar assistência aos tripulantes em deslocação
- Refeitório que serve cerca de 3200 refeições por dia, entre almoços, jantares e ceias
- Unidade de cuidados de saúde (nos dias úteis, até às 20h). Fora deste período é assegurada a prestação de assistência médica domiciliária e o aconselhamento médico via telefone, disponíveis 24 horas por dia
- Seguro de vida, com cobertura dos riscos de morte e invalidez total e permanente
- Complemento da pensão de reforma aos colaboradores admitidos até 31 de Maio de 1993, no quadro permanente. Os pilotos têm ainda um esquema especial de complemento de reforma para compensar a uniformização da idade de reforma aos 65 anos
- Cedência de lugares em voos com tarifas grátis ou com descontos especiais, condicionada à disponibilidade de lugares não vendidos
 - Subsídio para material escolar atribuído aos filhos dos colaboradores, em idade escolar
- Ginásio com condições especiais para todos os colaboradores, reformados, pré-reformados e seus familiares
- Plano de saúde com acesso a serviços médicos a uma taxa reduzida
- Apoio social e aconselhamento aos trabalhadores nas diversas situações do seu quotidiano
- Fundo de solidariedade para a concessão de empréstimos monetários reembolsáveis, em casos de carência.

Para uma consulta na íntegra
, ver:

Diário da República nº 254 Série I Parte B de 03/11/2003
(Anexo V,  Direitos e regalias dos trabalhadores da TAP, S. A., que transitam para a SPdH, S. A.)


Será que as greves se justificam perante as dificuldades que tantos outros portugueses enfrentam?





- Há ministros alemães que criticam estas regalias num país onde é cada vez  maior a diferença entre ricos e pobres.






- A arrogância, própria de quem se sente superior, carece de todas as normas morais  exigidas para qualquer pessoa. 
Aconteceu com o “piloto que largou o avião depois de já estar ao comando, deixando desamparados mais de 250 utentes”. “O voo da TAP que aterra por falso alarme de fumo na cabine, é simbólico - não há fumo sem fogo; só pode acontecer com um propósito previamente pensado para chamar a atenção sobre a companhia e a descredibilizar com fins que saberemos quando ela for comprada e por quem” - regalias, blog


Privatizar ou encerrar? 


- António José Seguro diz que "a TAP não é uma empresa qualquer, tem a ver com a nossa identidade, é um activo estratégico na captação de turistas, de exportação de serviços e de aproximação com portugueses emigrados". Acusa o Governo de Passos Coelho de a querer vender a preço de saldo".







- Maria Luís Albuquerque afirma que  a TAP ou é privatizada ou está condenada a desaparecer porque o Estado, devido ás regras europeias da concorrência, não pode lá colocar capital” e que "o objectivo do Governo é uma privatização a 100%" mantendo, "numa fase intermédia", uma "presença mais activa do accionista público".





- Peter Morris, economista-chefe da consultora Ascend, diz ser uma proeza "A TAP ter feito dinheiro em 2010, numa altura que foi tão difícil para as companhias europeias
Mas os resultados podem valer-lhe de pouco já que "este é um momento bastante mau para se estar a vender uma companhia aérea, porque os resultados das outras companhias europeias no primeiro trimestre do ano não foram bons"




 - A ex-secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, afirmou que a privatização da TAPpõe em risco, fortemente, a atractividade do sector aéreo em Portugal”, defendendo que o Estado deve manter a maioria das acções da empresa.Disse ainda que "é necessário apostar a todos os níveis, para encontrar uma forma de pressionar e chamando a atenção que há outras alternativas que vão ao encontro das necessidades da TAP, sem pôr em causa o futuro da empresa e a sua posição”.

- Fernando Pinto faz apelo à privatização da TAP

Ele e a sua equipa, chegaram à TAP em Outubro de 2000 com o objectivo de preparar a empresa para a privatização. 
Mas diz que, "na realidade, não se tem sorte quando se enfrenta o 11 de Setembro, a gripe, a guerra, duas crises de petróleo, mais uma gripe, ataques de low-cost, enfim, tudo o que é possível". "Vivemos com o capital emprestado pelos bancos"...
"Hoje posicionamo-nos como a companhia que lidera na ligação entre três Continentes, unindo a Europa à África e à América do Sul."
Fernando Pinto, embora admita que a imagem da companhia tem sido "beliscada" pelos eventos recentes, refere que o valor global da TAP não foi afectado por esses acontecimentos e assegura que esse valor tem aumentado continuamente.


Quando me ocorreu abordar este tema, parecia-me ter uma opinião bem definida sobre ele.
Porém, depois de ter feito alguma pesquisa, acabei por ficar muito confusa.
Assim, vou limitar-me a deixar tags em que me emaranhei para o caso de haver algum leitor mais curioso que as queira associar, também, a razões favoráveis ou não, à privatização da TAP:
- Soberania nacional, roubo, corrupção, desemprego, finalidade, desigualdade, fuga de capitais, universalização, crise, consequências, constituição, prejuízos. 
- Melhoria de serviços, corrupção, emprego apadrinhado, crescimento, concorrência, distinção, risco, prejuízo,  contratação, descontinuidade devido a eleições, demora, publicidade, burocracia, destino dos lucros.



Imagens Google