Número total de visualizações de páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

A GATA AMARELA



A M.L. nasceu na Galiza mas ao casar-se com um português, tornou-se minha vizinha desde há longos anos.
Ser dona-de-casa a tempo inteiro foi sempre a única profissão e conversar ao telefone durante grande parte do dia, o seu maior passatempo (além de alguns momentos com os netos).
Entretanto o marido, um respeitável engenheiro agrónomo, faleceu. 
Além dos trabalhos habituais de manter a casa limpa e arrumada, fazer as compras para as refeições e cozinhar, o telefone, mau fado, continua a ser o principal entretenimento.
Estranha observação, poderá pensar-se. Talvez, sublinho eu. Mas quem não ficará cansado ao fim da emissão de algumas horas seguidas de vários monólogos em voz clara de timbre potente, demasiado elevado?

Pois agora, felizmente, arranjou como companhia uma outra distração (secundária) com quem também “conversa” mas em tom bastante menos extensivo - uma gata amarela (como esta).


A gata é linda. E curiosa; quando está no parapeito da janela, sempre que eu espreito da minha em cima, retorce o pescoço e olha com ar provocante convidando-me para uma tagarelice. 

Os gatos domésticos surgiram na África subsaariana há 12 milhões de anos depois de várias evoluções, aparecimento e desaparecimento de espécies. Há muitas teorias sobre a aproximação entre gatos e o homem mas a domesticação ocorreu das necessidades de ambos - maior facilidade em encontrar alimentos por parte do gato e afastamento de roedores e pequenos predadores por parte do homem.
Hoje, todas as raças que existem são fruto de acasalamentos influenciados, promovidos ou controlados pela ação do Homem.
Atualmente existem à volta de 250 espécies, classificadas de acordo com o peso e vivem entre os 15 e os 20 anos ou mais. São digitígrados como a maioria dos mamíferos, o que os torna mais suaves e mais ágeis para a caça de ratos, baratas, insetos, lagartixas, passarinhos.

Estatisticamente existe uma fémea amarela para cada três machos amarelos.
A cor amarela nos gatos é uma característica que deriva do gene ligado ao sexo, o X. Existem vários tons de amarelo, desde o muito claro ao escuro quase vermelho.
Ao gato, para ser amarelo basta ter um X amarelo mas a gata precisa de dois X amarelos.
Não é normal haver machos tricolores (XXY - preto, branco e amarelo) e quando há, geralmente são estéreis.
As cores dos filhotes de uma fêmea tricolor dependem dos genes do pai e todos poderão ter manchas brancas.

Pessoalmente gosto mais de gatos tigrados, considerados como tendo a cor original.


Acredita-se que o padrão tabby deriva do padrão de gato selvagem Africano, embora haja quem discorde dessa opinião. Os gatos possuem um M na testa, marcas ao redor dos olhos, uma linha semelhante a um risco de caneta na face, saindo do canto externo dos olhos e o pelo alternado de bandas claras e escuras.

O clássico ou blotched, para além do M tem remoinhos em cada lado do corpo, as riscas são mais largas formando o desenho de uma borboleta nos ombros e branco nos lados. Nas patas e na cauda as riscas também são mais marcadas.


O Mackerel ou listrado, apresenta pequenas e finas riscas verticais de cada lado que podem ser quebradas e transformar-se em pintas. À volta do pescoço as riscas parecem colares, por vezes não contínuas.
Este é o padrão mais vulgar.


O Spotted ou pintalgado, resulta da quebra de riscas do padrão mackerel, o que faz confundir os de pintas com os de risca quebrada.


Há raças em que as pintas são mais definidas como na Bengal e outras

Na casa dos meus Pais houve sempre muitos gatos de variadíssimas cores e talvez, também, de várias espécies mas todos recolhidos por abandono.
A Mãe chamava-lhes “chaninhos” e eles, satisfeitos, tocavam-lhe levemente nas pernas fazendo rom-rom. Às vezes traziam-lhe pequenos ratos como presente.

Eu, como animal de estimação, apesar de gostar de gatos, prefiro os grandes cães de guarda…

Imagens Google

2 comentários:

  1. Nós preferimos é mesmo os gatos!Temos o Tigre,que conheces e agora uma linda gata amarela,chamada Mimi,que é um encanto:meiga,companheira.Tal como a da tua vizinha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Queres mandar-me as fotos dos teus gatos, raça e padrão, para juntar à gata da ML e ao meu preferido (1º Tabby tigrado em cima)?
    Jinho

    ResponderEliminar