Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

LOLITA, TIGRE E MIMI



A Lolita, o Tigre e a Mimi, são três gatos domésticos que hoje resolvi pôr no podium não só porque são de familiares mas também porque são estrelas que já fazem parte do mundo bloguista (HORTA À PORTA) pelo talento, amizade e ternura que os seus donos neles reconhecem. 

Apesar de não possuir quaisquer conhecimentos sobre Felis catus, tentei investigar caraterísticas para lhes atribuir a Raça. 
Como existem mais de 200 espécies baseadas no temperamento, tamanho, tipo e cor de pelagem por um lado e desconheço que cruzamentos, idades e comportamentos têm por outro, apenas posso induzir que todos são gatos tigrados/Tabby porque têm um padrão de pelagem com letra M na testa.



No entanto, vou hipoteticamente incluir o Tigre como muito próximo da raça Bengal cujas carateristicas são:
Reflexos rápidos devido à sua origem selvagem mas afetuoso com o dono; ronrona e mia forte às vezes.
Cabeça grande, orelhas pequenas, arredondadas na ponta e ponteagudas; olhos grandes ovais, verdes ou amarelos; corpo alongado.
A extremidade da cauda é preta; a barriga com marcas; as almofadas das patas são de acordo com a cor do corpo e com a cor das patas.
A pelagem é curta, abundante, macia, sedosa, brilhante, com pintas dispostas de forma horizontal, de preferência formando rosetas.




Tanto a Mimi como a Lolita têm as características base dos gatos tigrados:
Uma linha semelhante a um risco de caneta, na face, saindo do canto externo dos olhos; um M na testa e marcas ao redor dos olhos. 
Pêlo com bandas claras e escuras alternadas (agouti). 
A cor dos olhos está relacionada com a cor dos pêlos.
Os gatos com manchas nas pontas (focinho, patas e rabo)  possuem olhos azuis.
As cores da pelagem, tal como a cor dos olhos, são influenciados pelos genes herdados do pai e da mãe.





Todavia, acho que também parecem ter semelhanças com o gato de raça Burmilla na cor da pelagem, pernas longas e esbeltas, pés ovais e pequenos, cabeça angular e focinho alongado; temperamento independente.
Mas na Mimi há sinais de que, quando menos pequena, poderá caracterizar-se como blotched...

Parece que a Lolita, disfarçadamente, foi "dar uma volta" sem mais! 
Espero que não se tenha desorientado no regresso...

1 comentário:

  1. Gostei deveras da descrição esmerada feita aos nossos queridos animais!Estará correcta,sem dúvida.E eles merecem estar bem enquadrados,está claro!
    Pensamos que a lolita partiu só com bilhete de ida...
    Bjinhos

    ResponderEliminar