Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

"VOAR"





Há dias referi-me em “Como os pássaros” ao alucinado sonho de Ícaro que flutuou no céu como se fosse um pássaro e aterrou no Mar Egeu onde ficou submergido.
Ora os homens ainda não voam pelos seus próprios meios, batendo as asas que não têm, a não ser de forma imaginária
Não ter asas será o primeiro impedimento, embora também haja uma enorme quantidade de aves que perdeu a capacidade de voar porque se adaptou à vida aquática ou terrestre e insetos e morcegos que voam.

Com ou sem imaginação, há “fenómenos extraordinários” que, sendo uma autêntica invenção engenhosa, para pequenos espectadores são vistos como verídicos.
Estou a recordar uma vez mais aquela Super Máquina kitt, o incrível carro com inteligência artificial “pilotado” pelo jovem Michael Knight que conversava, pensava, tomava decisões e corria a 300 km/h com bombas de fumaça e lança-chamas; que nos anos 80 foi uma verdadeira febre para adultos - talvez mais pelo enredo - e crianças entre meses e cinco anos, pela plenitude da realização dos grandes voos...; que quando ele ordenava: “Forças que comandam o ar, ergam-me para que eu possa voar!” E saía voando…; que são coisas que quem viu nunca irá esquecer.


Pois na altura, como também referi em tempo, o meu filho interpretava mesmo as peripécias como sendo autênticas e voavanão só pela rua fora mas saltando degraus (Ícaro sem asas de cera) com algumas consequências. À “super máquina” nem faltava o respetivo “ruido”…
Hoje ainda não se esqueceu de ter imitado o carro e eu, recordando as imitações dele, lembro-me da maquinação dos planos.


A "super máquina" entre 1 e os 5 anos

Quem dera que essa cruzada a defender a causa dos oprimidos onde os criminosos e os vilões se sobrepunham à lei, não fosse apenas uma odisseia de aventuras mas um verdadeiro Kitt de captura!
Transpor o sentido figurado para o significado literal…dava muito jeito ao País e ao Mundo!  

Adoro andar de avião porque me empresta as asas que eu não tenho.  
Voa de acordo com as leis de Newton; o movimento mantém-se devido à troca de forças entre ele e a Terra. Essa troca de impulsos é realizada pelas asas do avião que direcionam o ar para o chão e a Terra reverte o movimento. A circulação do ar que desce com a do ar que sobe faz (basicamente…) voar um pássaro, um helicóptero, um avião.




Parece ter havido um engenheiro holandês, Jarno Smitees, que diz ter desenhado e construido umas asas totalmente funcionais, "Human Bird Wings", que lhe permitiram imitar o voo das aves batendo os braços sem qualquer ajuda mecânica, durante um minuto em cerca de 100 metros de distância.



Verdadeiro? Falso?
As dúvidas foram muitas...
E parece ter-se já chegado à conclusão que o vídeo era mesmo falso porque foi feito com a ajuda de computação gráfica.

Será que não foi ainda no dia 19 de Março de 2012 que o primeiro homem conseguiu voar exatamente como tanto ambiciona - criando asas como os pássaros?


Para seguir alguma análise sobre a veracidade ou não do voo, ver vídeo no Blog Anexo.

Sem comentários:

Enviar um comentário