Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

O EURO = ABISMO


A Europa, o Euro, Chipre, Grécia, PORTUGAL e o Abismo





O economista norte-americano e Prémio Nobel, Paul Krugman, defendeu hoje a saída imediata de Chipre da Zona Euro, num artigo divulgado na edição do The New York Times. 


«"Chipre deve sair do euro. Agora", escreveu Krugman, no blogue "A Consciência de Um Liberal", que mantém no espaço virtual do diário nova-iorquino.  
Para justificar a proposta, argumentou: "Permanecer no euro significa  uma incrivelmente severa depressão, que vai durar por muitos anos, enquanto  Chipre procura construir um novo sector exportador".  
Ao contrário, "sair do euro, e deixar a nova moeda cair acentuadamente,  iria acelerar em muito esta reconstrução". »




Constança Cunha e Sá: «A restruturação da banca e a participação dos depositantes no resgate da banca tem efeitos devastadores para a economia.
Porque o que temos agora em Chipre é um país sem sistema financeiro, sem capacidade de atrair capital externo. Como consequência, sujeito a um pacote de austeridade (...) e portanto um país economicamente inviável. (...) Isto é empurrar o Chipre para anos e anos e anos de pobreza e de miséria. Se é com isto que se salva o Chipre e se coloca o Chipre na Zona Euro, eu não sei o que é que eles fariam para colocar o Chipre fora da Zona Euro», 

«Portanto, nós todos, agora, estamos em risco porque se abriu um precedente para o qual não há saída. O que os Srs. da Europa fizeram foi acabar com um país e arriscarem-se a que essa destruição tenha efeitos de contágio sobre a banca dos países periféricos».



«"Grécia tem de sair do euro e Portugal deve fazer o mesmo."
Num artigo de opinião publicado hoje no Financial Times, Roubini afirma que "a Grécia está presa num ciclo vicioso de insolvência, baixa competitividade e uma depressão cada vez maior. O guru nota ainda que "outros países periféricos têm problemas de sustentabilidade de dívida e de competitividade do estilo da Grécia".
No artigo, o economista diz ainda que o recente acordo de troca de títulos de dívida que a Europa ofereceu à Grécia é um "roubo", fornecendo muito menos alívio à dívida helénica do que o país precisava. Por isso, aconselha Atenas a rejeitar o acordo e a renegociar outro que seja melhor competitividade do estilo da Grécia".

E avisa: "Portugal, por exemplo, pode eventualmente ter que reestruturar a sua dívida e sair do euro"..»
http://economico.sapo.pt/noticias/grecia-tem-de-sair-do-euro-e-portugal-deve-fazer-o-
mesmo_126944.html



«"É inevitável Portugal sair do Euro"
"O euro tem os dias contados" e Portugal devia ser dos primeiros países a terminar com a "tentativa fútil de permanecer na moeda única", afirma Desmond Lachman, antigo director adjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI), numa entrevista exclusiva ao Expresso.»


Markus Kerber-  «“Portugal tem de abandonar o euro”
"Portugal tem que aumentar a competitividade e reforçar o crescimento. O que não será possível enquanto estiver entalado no espartilho do euro.
Com o curso actual do euro aliado a um programa de austeridade não há saída possível, pois a austeridade vai conduzir à recessão


«O economista João Ferreira do Amaral surpreendeu ao sugerir numa entrevista que Portugal deveria usar o dinheiro da troika como uma almofada para sair da zona euro.
"Debater internamente a saída do euro serve para já como uma arma de pressão sobre a Europa"»


«O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, escreve com candura no livro que lançou: "Em retrospectiva, a decisão de entrar no euro pode não ter sido a mais acertada." A experiência da última década, feita de estagnação económica, parece confirmá-lo. 
Portugal, país com atrasos profundos - nas instituições, na educação, na indústria...  
"Não estava em condições de entrar no euro. O euro, regido por uma política monetária em função das maiores economias e uma ortodoxia cega na inflação, não estava em condições de receber Portugal.



«O Governo e a ‘troika' estão a apontar para um corte de cerca de dois mil milhões de euros no próximo ano, no âmbito da reforma do Estado, através de rescisões na Função Pública e de cortes nas pensões e restantes transferências sociais.


Então, o Banco de Portugal avança com uma segunda projeção para 2014. Apresenta um cenário em que o Governo cortará a despesa pública em 1,5% do PIB - cerca de dois mil milhões de euros - e o crescimento económico esfuma-se. Ou seja, no cenário mais realista, a economia portuguesa continuará estagnada no próximo ano.

A pressão sobre o Chipre é cada vez maior e está aberta a porta para a sua saída do euro. Mesmo que esse passo decisivo seja evitado, há mais um tabu que terminou: a saída do euro é mais fácil do que se julgava.

Perante isto, o processo do fim da moeda única iniciou-se. Só falta saber se é irreversível. Para países como Chipre e Grécia, a continuidade no euro deixou de ser um dogma. Mas a ruptura pode ser mais grave porque o problema é institucional.
Esta crise está a provar que a União Europeia é ingovernável.
A União Europeia continuará um barco com o leme partido, à deriva até embater contra uma rocha. É melhor lançar já o SOS»
http://economico.sapo.pt/noticias/chipre-e-o-principio-do-fim-do-euro_165409.html


Imagens google

Sem comentários:

Enviar um comentário