Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de março de 2013

PUZZLES VICIADOS


Chipre, Portugal, Tróika, Crise, FMI, UE, Poder, poderes, políticas, políticos, palavras trocadas, cruzadas e sobrepostas, opiniões, ideias e pareceres, verdades e mentiras, convicções e larachas, são os fragmentos que compoem as imagens dos vários puzzles.


Mercados:
«O Preço do ouro pode estar a ser manipulado.
Reguladores norte-americanos começaram a examinar manipulação de preço do ouro e da prata.
Commodity Futures Trading Commission acredita que duas vezes por dia alguns bancos se reúnem, via ‘conference call' e manipulam os preços do metal amarelo.»


A grande crise actual não acontece "por acaso"... É um enorme puzzle de múltiplas incógnitas, nem sempre em diálogo entre si, o que potencia possíveis contradições, comportamentos, injustiças, opiniões, vulnerabilidades … mas que se combinam sempre de modo a obterem o lucro, através da extorsão do dinheiro que emprestam aos países em dificuldade (46, penso, atualmente).


Paulo Yokota: «O Ocidente já não é centro do Mundo, mas o centro do nosso olhar. E é partir dele que observamos o que nos rodeia.

Os EUA e a EU têm seguido o caminho errado continuando reféns do sistema financeiro.
O câmbio não é mais determinado pelo comércio e pelos investimentos, mas pelos absurdos fluxos financeiros, que são instáveis.

O problema mundial só pode ser resolvido pelo aumento da demanda e do emprego. As empresas estão com volumes absurdos de recursos financeiros, mas não os investem
O FMI sempre esteve distorcidamente convencido que podia resolver os problemas contendo as expansões monetárias e os gastos fiscais. Foram os coreanos que provaram que eles estavam errados e que é o aumento da produção que pode resolver os problemas, com o crescimento do emprego e das assistências aos desempregados»

.
O FMI está a aproximar-se do que poderíamos chamar de um abismo de credibilidade”.

Público - Nas investigações ao "caso Tapie", Lagarde é suspeita de desvio de fundos públicos.
“ (…) garantir que a economia como um todo sofra, mesmo sofrendo um ataque fatal de austeridade, de modo a que banqueiros sejam salvos na totalidade, significa dar uma fortuna inesperada para os abutres que compraram empréstimos podres baratos.

Será isto também o futuro da Europa?”




«O FMI é uma espécie de saco azul enorme onde praticamente todos os países do mundo colocam dinheiro, um fundo de investimento. Esse dinheiro serve, em teoria, para emprestar a países em dificuldades a um juro X. Esse juro X é, também em teoria, o ganho dos países que lá investiram.»

Rzeczpospolita «Para o líder dos EUA, a Europa é “cada vez menos importante”»


«Os ministros das Finanças da zona euro quiseram mostrar ao mundo que não têm a mais pálida ideia do que andam a fazer
«Todo o processo à volta do plano de austeridade para o Chipre é uma tragédia, que confirma a degradação da União Europeia e a fraqueza dos seus líderes.»


"O eurogrupo aprovou no fim-de-semana um empréstimo ao Chipre no valor de 10 mil milhões de euros e a aplicação de uma taxa sobre os depósitos nos bancos cipriotas para arrecadar outros 5,8 mil milhões de euros.

Segundo o ministro da Defesa cipriota, Fotis Fotiu, o governo da ilha está a tentar encontrar soluções fora da União Europeia porque "foram e continuam a ser exercidas pressões incríveis sobre o governo em relação à taxa relativa aos depósitos privados, clima impróprio de negociações entre parceiros".



Lusa - «A chanceler alemã, Angela Merkel, insistiu com o presidente cipriota, Nikos Anastasiades, que “o plano de resgate deve ser negociado apenas com a troika e que o Governo de Nicósia não deve pôr à prova a paciência da troika", disseram deputados alemães citados pela agência Efe.

«O FMI diz que o Chipre tem de cumprir compromissos do resgate. A forma de aplicação progressiva de impostos aos depósitos bancários deverá ser uma decisão do próprio governo do país assim como a regulamentação dos descontos tributários e que importante era que o Chipre assumisse o compromisso de arrecadar 5,8 bilhões de euros em cumprimento aos termos do acordo com seus credores.»

«O pacote de austeridade para o Chipre demonstra que os líderes europeus estão à beira da loucura ou do suicídio colectivo.
Perante as ondas de choque e a vaga de rejeição do plano para o Chipre, os líderes europeus pareciam baratas tontas. Ninguém assumiu a paternidade da proposta e o recuo aparente foi imediato. Porém, o mal estava feito. Os governantes cipriotas já estavam em Moscovo a negociar alternativas - provavelmente piores.


 Paul Krugman «Os alemães não querem um colapso Chipre / saída do euro, mas também não querem que os contribuintes alemães socorram a lavagem de dinheiro da máfia russa. Então, em vez disso, fizeram chantagem com os depositantes cipriotas, lavando daí as mãos.
«Mas a garantia de depósitos na zona euro parece não estar nos planos [dos líderes europeus] - e de qualquer forma, há muitos outros potenciais Chipres por aí»






Económico - «De facto, a UE ofereceu um “pacote de resgate” concebido para destruir e não para resgatar o que resta da economia cipriota.»

«O Parlamento do Chipre rejeita plano de resgate da troika.
Membros do Congresso não aceitam contrapartidas do resgate porque preveem o confisco de uma parcela dos depósitos dos correntistas do país.»


Grabois, Fundação- Para os observadores, «o Chipre é atualmente palco de uma batalha de influências entre Bruxelas e Moscovo, com os europeus de um lado a quererem poupar os pequenos depositantes e a punir as grandes fortunas que têm vindo a usar o Chipre como paraíso fiscal, e do outro os russos a tentar evitar que os seus cidadãos mais ricos paguem grandes impostos a um governo estrangeiro.»




Ricardo Costa - «É natural que qualquer pessoa que tenha dinheiro no banco fique muito preocupada com o que se está a passar em Chipre. A simples ideia de taxar por igual (embora progressivamente) todos os que têm depósitos é absurda. Apesar dos recuos das últimas horas - com os depósitos até 100 mil euros - a ideia continua a ser absurda e perigosa, pela absoluta quebra de confiança e pelo evidente perigo de contágio.
E o que é que isto tem a ver com Portugal? Pelo lado dos depósitos, nada. Pelo lado da punição, quase tudo. A Alemanha - a seis meses de eleições - mostra que não está disposta a facilitar a vida aos que "prevaricaram".»


"Vivemos um contágio positivo"
O presidente do Banco Central Europeu acha que ainda é cedo para "clamar sucesso", mas considera que a situação atual é de uma conjugação de fatores positivos.


«Atacar a confiança no sistema bancário quando precisamente toda a filosofia das medidas tomadas a nível da União Europeia foi criar condições de fortalecimento do sistema bancário e criação de condições de confiança dos depositantes, esta medida é incrível. Está ao arrepio daquilo que tem sido a filosofia da União Europeia».


«O Parlamento cipriota não aprovou os termos do acordo com a Troika , não tendo um único deputado votado a favor do plano.  
«Apenas existe uma resposta: não à chantagem".
 "A nossa exigência é que este acordo deve ser renegociado. Se este imposto for aprovado, nenhum investidor estrangeiro manterá aqui o seu dinheiro" 

Respondendo a uma pergunta do deputado do PS Fernando Medina, Vitor Gaspar defendeu a medida aplicada a Chipre, tendo em conta a necessidade de viabilizar o sistema bancário cipriota
"Em Portugal, uma medida como uma contribuição sobre os depósitos está totalmente fora de questão, o mesmo se pode afirmar para os países fora do euro”, 
O ministro não respondeu diretamente à pergunta de como é que Portugal votou a aplicação da medida na reunião do eurogrupo, mas defendeu a taxa como forma de manter a estabilidade financeira.


Mário Draghi, presidente do banco central europeu -«Gaspar também disse "sim" à taxa sobre depósitos no Chipre»


Jacinto Nunes- «solução encontrada para os contribuintes cipriotas mais não representa do que “o egoísmo feroz da Sra. Merkel»

«Após conversar por telefone com o presidente cipriota, Nikos Anastasiades, o presidente russoVladimir Putin, anunciou que o Chipre terá que continuar negociando com a União Europeia, mesmo que o Parlamento rejeite novamente o plano de resgate»


Lusa - O parlamento cipriota aprovou uma lei sobre a reestruturação do sistema bancário, no quadro do plano de resgate que Nicósia tem de acordar antes de segunda-feira com os seus parceiros europeus para evitar a bancarrota.
A decisão foi tomada durante uma sessão parlamentar extraordinária. 

Ainda que não tenham sido especificadas as taxas em causa, nem os limites dos depósitos a partir dos quais as taxas serão aplicadas, as possibilidades que circulam entre os meios de comunicação apontam para uma taxa extraordinária entre 15 e 20 por cento dos depósitos acima dos 100 mil euros
Quem diz a 'verdade?

«A Comissão diz que fez "o seu melhor" para encontrar uma solução e que continua "disponível para facilitar soluções", em conjunto com as autoridades de Nicósia. Estas, pela voz do presidente Anastesiades, têm-se queixado da "chantagem" de Bruxelas.
As declarações do presidente de Chipre e o comunicado da Comissão Europeia evidenciam posições diferentes e versões diametralmente opostas dos factos»

Público - Aos 64 anos, o economista António Borges continua polémico. No último ano ganhou grande notoriedade nacional como consultor de Pedro Passos Coelho para as privatizações e renegociação das parcerias público privadas (PPP), onde apareceu como defensor da estratégia do Governo.
Entre outras funções, foi reitor da escola de negócios francesa Insead, professor, banqueiro centralvice administrador da Goldman Sachsdiretor europeu do FMI. Tido como “especialista” liberal, os críticos acusam-no de estar desconectado do mundo real.
Um economista controverso, um professor e gestor de academias, com isenção de IRS enquanto funcionário do FMI e sem responsabilidades nesta crise enquanto homem da Goldman Sachs.


Em 2012

Passos Coelho disse que em termos microeconómicos o ajustamento "está cumprido" e elogiou o que disse ser "o bom desempenho" apresentado à ‘troika' neste exame. Mas deixou claro:
Não temos margem para falhar”





Correio da ManhãCOMENTÁRIO MAIS VOTADO:
"Más notícias, se a moda pega em Portugal vai ser um problema, pelo sim pelo não vou mas é levantar os meus 7 euros que tenho no banco não vá o diabo tecê-las "






«No nosso caso, perdemos tudo para pagar JUROS de uma dívida contraída para alimentar a enorme máquina da corrupção.
Os corruptos continuam ainda assim à solta e mais grave, em lugares de decisão.
Enriquecem e nós, simplesmente, perdemos o direito a uma vida num patamar europeu.»



«...Temos de começar a pensar em julgar a imoralidade”, Marc Roche, autor do livroO Banco – Como o Goldman Sachs dirige o mundo"

Quem sistematicamente se ajoelha diante da Alemanha e dos senhores da troika não o faz pela reduzida dimensão do país. Ou o fazem por falta de coluna vertebral, ou por servirem outros interesses que não os do povo que representam»

O Inimigo Público "O BCE, que já levou com o Vítor Constâncio no final do Governo Sócrates, está disponível a oferecer empregos a Vítor GasparMiguel Relvas e Álvaro Santos Pereira, de forma a que a austeridade seja reduzida, mantendo no entanto o inflexível Pedro Passos Coelho como garante do cumprimento do memorando de entendimento. Mario Draghi acha mesmo que, com jeitinho, consegue encontrar algum lugar no refeitório do BCE para a Assunção Cristas, especialista em sopas biológicas."


Eduardo Luciano:
 A diferença entre nós e o Chipre é que a nossa “troika” interna funciona como uma espécie de cavalo de tróia do chantagista e por isso nem lhe passa pela cabeça colocar-se do lado do país e dos portugueses”.
O Chipre está a demonstrar que não há inevitabilidades, há sempre outros caminhos. 



Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário