Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

CAMINHOS


Os caminhos que se tomam podem ser muitos (ou não); todavia, quando se começa um caminho, quase sempre se tem a ideia mais ou menos definida do rumo que se pretende encontrar. 
Muitas vezes o caminho idealizado modifica-se e temos que nos adaptar a alterações que não faziam parte do percurso.
É o caminho da vida - com dificuldades, obstáculos, realizações, mofo, vazios, flores, sol, chuva, vícios, violências, limites, vítimas, finalidades, paisagens, estradas, veredas, atalhos, pessoas, memórias, saudades, marcas, desordem, revolta, caos.
Ou apenas uma sucessão de dias e noites, estações e anos ditados pelo compasso dos movimentos de rotação e translação da terra e pela força de atração gravitacional. São caminhos sem clareiras que nos permitem andar por aí a fingir que ninguém nos vê, nem mesmo nós próprios…

 "Caminhos cruzados"


“Caminhos da História”

É um dos principais programas de entretenimento do Porto Canal, muito elogiado pela crítica televisiva que está ligado ao património e à história; através das ruas, ruelas, monumentos, museus, igrejas, o historiador Joel Cleto vai falando, em vários episódios, da origem da história e das estórias e mitos que a rodeiam, com o apoio do Clube Escape Livre.


-Por terras raianas da BEIRA - A ponte medieval (séc. XIII/XIV) de Vilar Maior, sobre o rio Cesarão (sem modernices descabidas)
-O antiquíssimo forno cerâmico de Malhada Sorda.


"Caminhos do Cinema Português"


“Caminhos do Cinema Português" é o único festival de cinema exclusivamente português dedicado ao cinema.
Organizado pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, é considerado pelo Instituto de Cinema e Audiovisual como o sexto Festival de Cinema em Portugal.
Este ano de 2014, por falta de financiamento, muito provavelmente não se realizará a vigésima edição.


 “Nos Caminhos da Noite”


"Não se pode chegar à alvorada a não ser pelo caminho da noite"
Gibran


Os "Caminhos de Santiago" 


São os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem de todos os lados a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, um dos doze apóstolos de Jesus, respeitosamente guardados numa arca de prata no porão da catedral, dedicada ao santo que, segundo a tradição, alí se encontram.
A peregrinação, uma das mais concorridas da Europa medieval, esteve esquecida vários séculos. A partir dos anos 80 a popularidade tem vindo a crescer novamente, embora grande parte das pessoas que agora fazem o Caminho, não seja por motivos religiosos
Todos os anos, no dia 25 de julho, comemora-se o martírio de Santiago.


Os Caminhos-de-ferro


O aparecimento dos caminhos-de-ferro está associado ao inglês George Stephenson, mecânico nas minas de Killingworth, que construiu a primeira locomotiva em 1814.
Nascido nas minas de carvão, o caminho-de-ferro rapidamente passou aos grandes meios, desenvolvendo-se e espalhando-se para fora delas.



Em Portugal, o início da circulação de comboios aconteceu na tarde de 28 de Outubro de 1856 e a 1ª viagem foi da estação de Santa Apolónia ao Carregado, num percurso de cerca de 40 quilómetros derante 40 minutos.


“Não há Soluções, há Caminhos”


O livro, esgotado há vários anos, continuou a ser procurado porque não perdeu actualidade.
«… Quando postos em livro, senti receio de que o título tivesse sabor pessimista. A verdade é que ‘Não há Soluções, há Caminhos’ se tornou um ‘quase’ provérbio clarificador e libertador no coração de muitos. De facto, a vida não é um problema a resolver, mas uma peregrinação a trilhar. E cada situação um desafio…»
Vasco Pinto de Magalhães, s. J.


«O caminho faz-se caminhando» ou, na sua versão original, «Se hace camino al andar»



O autor deste verso foi um poeta castelhano – Antonio Machado (1875-1939). 
Trata-se de uma estrofe, a XXIX de «Proverbios y cantares» do seu livro «Campos de Castilla» cuja primeira edição data de 1910:
- Aventar

Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar.


"Caminhos de Sintra"

Sintra, uma das  vilas mais bonitas de Portugal, merece mais do que um 
dia para ser visitada sem ser apenas como naquelas clássicas saídas de 
Lisboa pela manhã e de retorno no final da tarde.

O tempo dá apenas para andar um pouco pelo centro e visitar o Palácio da Pena… Mas há o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira e ... tanta coisa! 
E para comer um “travesseiro” ou uma queijada…


Quinta da Regaleira
É um lugar enigmático, cheio de simbologias esotéricas relacionadas com a maçonaria e a rosa-cruz. Mais do que visitá-la, a Quinta foi feita pra ser sentida e isso só se explica quando se atravessa o portão de entrada e se começa o passeio pelo Patamar do Deuses, um caminho com estátuas de divindades



As ruínas do Convento dos Capuchos, originalmente chamado Convento da Santa Cruz, são outro ponto de interesse histórico na serra de Sintra. O convento foi fundado por D. Álvaro de Castro, filho do vice-rei da Índia D. João de Castro, no ano de 1560, mandado construir para satisfazer um voto de seu pai, que não viveu o suficiente para o cumprir.



Hora de sábado para o pequeno-almoço
O Sol convida...e os travesseiros e as queijadas são uma delícia.  

«Sempre gostara muito de Sintra! Logo ao entrar, os arvoredos escuros e murmurosos do Ramalhão lhe davam uma melancolia feliz!»
Eça de Queiroz, Primo Basílio


Caminhos religiosos




É um Programa informativo semanal dedicado às actividades das diversas Igrejas representadas em Portugal. 
Para além de abordar as actividades religiosas inerentes a cada uma, caminhos tem também uma preocupação social, tratando temas de interesse para a sociedade actual como os direitos das mulheres, a educação moral e religiosa nas escolas, a música e os jovens, o Homem perspectivado para o século XXI, entre outros.


Caminhos da Natureza

Estão vocacionados para a realização de actividades e eventos em ambientes naturais aliando, sempre que possível, a natureza à cultura, à tradição e gastronomia de cada região. 
Disponibilizam ainda um conjunto de serviços relacionados com o Ar livre e a Natureza


Na Serra da Estrela                                             Na Madeira



Há sempre outros Caminhos:

- Smartphone com tamanho de tablete é caminho sem volta.
A tablete e o celular estão a transformar-se rapidamente no mesmo dispositivo.

- O social-democrata Miguel Relvas criticou a oposição, defendendo que os caminhos alternativos ao da maioria PSD/CDS-PP são "cantos da sereia" que levariam à tragédia, num discurso que leu perante o Conselho Nacional do PSD.

- A poesia é assim como uma vida que vagueia pelo mundo, por todos os caminhos do mundo.


Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário