Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de junho de 2014

10 DE JUNHO, DIA DA IDENTIDADE PORTUGUESA





O País, a Nação, as Comunidades, Camões ou simplesmente 10 retalhos de um fragmento de identidade - Maria Cavaco Silva












Luís Vaz de Camões, o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade tal como Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare, faz hoje 434 anos que morreu.





- E Maria Cavaco Silva deu uma aula de poesia a alunos da licenciatura em Estudos Portugueses da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, na passada sexta-feira.
Camões - "o pai da poesia portuguesa" (e também Sophia de Mello Breyner - "a poeta da luz, da água e da beleza"), foram os autores escolhidos para colocar os alunos a recitar versos portugueses.
 A ex-professora universitária tentou dizer algumas palavras em chinês, mas acabou por confessar que já não tinha idade para aprender línguas.
E disse a propósito de um poema de Camões lido por um dos alunos: «todos queremos ser livres».
Falar de liberdade na China pode não ser aconselhável. Muito menos se a frase for dita pela mulher de um Presidente da República - neste caso de Portugal - embora não se tratasse de qualquer intervenção sobre direitos humanos.
Estudar Diplomacia, é necessário... já que não é inata.

Vídeo - See more at: http://vmais.rr.sapo.pt/default.aspx?fil=680425&rdt=1#sthash.XP40ZBfy.dpuf


- “Sou de Centro Esquerda”- foi a posição pública assumida por Maria Cavaco Silva, em entrevista à revista Visão.
A frase provocou sucessivas ondas de choque no Partido Social Democrata cujos dirigentes, deputados e militantes do partido chegaram a duvidar que tivesse saído com grande destaque na capa da revista. Mas saiu mesmo. E falou em levar as duas a tribunal…

Viva a liberdade, ou a estratégia ou a inabilidade.



- A primeira-dama portuguesa, Maria Cavaco Silva, lembrou que a "emigração de portugueses sempre aconteceu, mesmo sem crise", sustentando que o mundo atual "encolheu" e que existem oportunidades em todo o lado.


Mas eles dizem que "tiveram de fugir" porque o país onde nasceram já não lhes dava condições para viverem. A crise gerou uma nova vaga de emigração - só em 2012 saíram mais de 120 mil. E, no dia em que se celebra o país, olham para Portugal com a angústia, a revolta e a saudade que não lhes permite pensar num regresso próximo.


- Maria Cavaco Silva, ex-docente na Universidade Católica, argumentou que "a Educação é o fundamento do desenvolvimento do país" e defendeu que é altura de "sacrifícios".

"Temos que passar para um tempo em que é mais importante sabermos o que somos do que o que temos e a Educação, para mim, tem isso como base".
No final, solicitada pelos jornalistas a comentar sobre se Portugal deveria fazer mais pela divulgação da língua e da cultura portuguesas, a primeira-dama recusou comparações e sublinhou que o importante é trabalhar.
«Estamos sempre obrigados a fazer mais do que aquilo que fazemos, mas em vez de nos martirizarmos com o que ter de fazer mais, vamo-nos consolando com o muito que já se faz comparando com o que se fazia no passado».
Na sua intervenção lembrou que, na Católica,os professores dos anos 70 também limpavam mesas e ajudavam fisicamente a garantir as condições para poderem ensinar.


- O Presidente da República quis que a primeira-dama “ provasse que não é sexo fraco" não deixando Braga de Macedo, director do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) e seu antigo ministro das Finanças, pegar na pá para ajudar a tapar com terra as raízes da sua Ceiba insignis, uma árvore autóctone da América do Sul.


- Casaco a evitar
Durante a visita oficial de Cavaco Silva à Alemanha, em Março de 2009, depois de as associações de defesa dos animais terem lançado a polémica sobre o casaco de peles da primeira-dama Maria Cavaco Silva, que alegadamente seria verdadeiro, passou a usar apenas um casaco comprido de tecido. 
Destacaram-se comentários como:
“Quantas pobres MARTAS foram mortas para fazer o casaco de Maria Cavaco Silva! Vergonha!”
“O uso de peles provenientes de animais protegidos é considerado uma ofensa, em países evoluídos!


- De visita à Capadócia, sob um sol intenso, numa paisagem quase lunar, o professor trocou a economia pelo “sonho” que era para a mulher,  conhecer a Capadócia - formações geológicas, vestígios de vulcões com mais de dois mil milhões de anos.
Mas, voltando à economia, disse esperar que o turismo se desenvolva. Em ambos os países. Maria Cavaco Silva gostou do que viu. “Excedeu as minhas expectativas” evitando, também ela, pronunciar-se sobre a questão polémica do uso do véu islâmico pela primeira-dama turca
.




- Em entrevista ao Expresso, deixou escapar o que em tempos terá sido uma piada: "Há pessoas que acham que é óptimo que o meu marido vá tratar dos netos."
A frase de Maria Cavaco Silva vai ao encontro de uma das escutas do processo "Face Oculta", o diálogo entre Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT e Paulo Penedos, advogado e antigo assessor jurídico da empresa e que gira à volta de uma compra das rádios da Media Capital por Luís Montez, genro de Cavaco Silva, ao mesmo tempo que a PT comprava parte do capital da TVI.”
É o preço da paz", disse Rui Pedro Soares, acrescentando que Cavaco Silva "cala-se logo, fica a cuidar dos netos".



- Cavaco Silva, em Viana do Castelo, para uma mulher de 77 anos, sem reforma e a viver com a do marido:
"Esta é a minha senhora, trabalhou toda a vida e tem de reforma de professora, imagine, 800 euros. Por isso também tenho de trabalhar para ela mas como ela está sempre ao meu lado, e nunca atrás de mim, merece bem que eu trabalhe para ela."



- A primeira-dama não hesitou um segundo para conseguir ser a primeira a receber a hóstia das mãos do indescritivel padre Vítor Melícias, no final da missa de corpo presente de Eusébio.
Esqueceu certamente que o anti-cavaquista padre disse que não hesitaria em abandonar o país caso o marido fosse eleito…


Maria Cavaco Silva tem, sem dúvida, um conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma identidade feita de muitos e diferentes retalhos


Imagens Google


Sem comentários:

Enviar um comentário