Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O VERÃO EM CLAQUETES



Dia 21 de Junho, sábado às 11:51, começou o Verão. E trouxe aguaceiros fracos, vento moderado, temperaturas até 26 graus.
É o dia em que no hemisfério norte se assinala o solstício de verão - o instante no qual o Sol está mais afastado do Equador (21,22 ou 23 de Junho) ou solstício de inverno (22 ou 23 de Dezembro)
Parece que nos próximos dias ainda vai haver um pequeno agravamento das condições meteorológicas, voltando as temperaturas a subir a partir de quarta-feira.



COSMOLOGIA



Concepção artística da galáxia Via Láctea 
Galaxia milky way, vista no solstício de Verão



LAVANDA (alfazema)




Durante a primavera e sobretudo no verão, o chão da Provence fica enfeitado de um lilás azulado intenso, a lavanda, que exala um delicado aroma envolvendo toda a atmosfera.
Com ela se fazem perfumes, produtos para fins terapêuticos e mel.
flor vive em montanhas de 800 a 1500 metros de altitude Um hectare de lavanda plantada rende cerca de 20 a 25 kg de óleo.


TEMPERATURAS ELEVADAS




Cientistas dizem que há 75% de possibilidades de o Verão deste ano bater recordes e de se assistir a um fenómeno El Niño. O mês de Janeiro já foi o terceiro Janeiro mais quente desde 1931 e choveu 50% acima do normal, segundo alguns especialistas
Em Portugal continental, a temperatura média do ar no ano 2013 foi cerca de 0.14 °C superioras ao valor médio de 1971-2000. O ano passado foi considerado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como o sexto mais quente de sempre e Portugal sofreu duas ondas de calor. Os dados revelados apontam para um 2014 ainda mais quente.



PEDRA de STONEHNGE


 

A imagem acima foi registada pelo fotógrafo inglês Max Alexander, no dia do solstício de Junho de 2008, em Stonehenge, na Grã-Bretanha. É um original nascer do Sol sobre as misteriosas pedras ali colocadas há mais de 4.500 anos.
Vale a pena verificar que mesmo levando-se em conta a precessão dos equinócios ao longo de milhares de anos até hoje, no dia 21 de junho, o Sol continua a nascer em perfeito alinhamento sobre a pedra principal de Stonehenge, demostrando a enorme precisão percebida pelos seus construtores, 3.500 anos A.C. Fonte: Apolo11




TAPEÇARIA"Triunfo de Verão"

A tapeçaria conhecida como Triunfo de Verão foi criada em Bruges (capital da província da Flandres Ocidental, na região flamenga da Bélgica) por volta de 1538.
Atualmente, encontra-se no Museu Nacional Bayerisches.
A tapeçaria é famosa (ou infame), entre os teóricos da conspiração, porque mostra claramente uma série de objetos OVNI nos céus. 
Embora a sua presença seja desconcertante, alguns especulam que podem ter sido acrescentados à tapeçaria (retrata a ascensão de um governante vitorioso ao poder), a fim de associar os OVNIs ao governante como um símbolo de intervenção divina.
Os belgas do século 16 reconhecem os discos voadores e relacionam-nos mentalmente com divindades, porquê?



FESTIVAIS de VERÃO 
Com tanta variedade musical no país, o difícil é escolher.
Alguns ao acaso:



Os Placebo regressam a Portugal com duas datas para apresentar o sétimo álbum, “Loud Like Love”.
Dia 3 de Novembro a banda de  Brian Molko apresenta-se no Coliseu do Porto e no dia seguinte no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.



Incluído no roteiro dos maiores festivais de “World Music” da Europa, o Festival Med tem lugar no centro histórico de Loulé nos dias 25, 26, 27 e 28 de Junho





O Super Bock Porto Sunday Sessions está de volta. Nesta terceira edição irá animar a cidade do Porto nas tardes de domingo e até ao pôr-do-sol com 13 concertos e 13 dj's , com entrada gratuita.




CONCERTOS





A cantora norte-americana Anastácia actuará dia 23 de Outubro no Campo Pequeno onde apresentará também o seu sexto álbum de originais, "Resurrection. "Stupid Little Things" já passa nas rádios mas foi com "Im Outta Love" que a cantora de voz grave e emotiva se deu a conhecer ao público.





FÉRIAS

O Verão é a altura ideal para férias em qualquer destino europeu, altura em que o tempo convida a longas tardes à beira-mar e a todo o tipo de actividades ligadas à Praia e ao Mar.
Destaco entre muitas outras excelentes de Portugal, as praias de Lagos, conhecida como a costa de oiro, pelo tom dourado das arribas, areias abrigadas e grutas fantásticas



Praia da Luz oferece boas oportunidades para visitas de barco, prática de windsurf, kitesurf, vela e mergulho assim como equipamentos de apoio à disposição dos veraneantes.




CORES




Será difícil escolher a peça ideal neste verão. As cores fortes aparecem como a tendência mais in  por todo o lado: vestidos, saias, t-shirts, calções, calças, sapatos e acessórios!
Apostar num look colorido de cores berrantes como o amarelo, vermelho, cor de laranja, azulão, verde e cor-de-rosa, é adornar o ego.


MENUS



Os primeiros tempos do Verão são sinónimo de grande variedade de produtos nas lotas e mercados e, por consequência, nas cozinhas É tempo de repensar as cartas e menus nesta época valorizando as opções mais ligeiras e mais frescas - saladas frias, sandes de atum ou frango, massas leves e muitos líquidos.


MUNDIAL de FUTEBOL




Os grandes do futebol europeu continuam atentos aos talentos nos relvados nacionais. Apesar de tudo, os compradores ainda estão muito contidos. Os grandes negócios irão acontecer depois do Mundial. A maior competição de selecções pode fazer disparar o valor de alguns ou baixar a cotação de outros. Até 31 de Agosto muitos milhões vão mudar de clube.


INCÊNDIOS



Infelizmente, para não variar...
Segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil,já foram registados mais de 3.500 incêndios desde Janeiro até hoje em mato, campos agrícolas e povoamento florestal, com especial incidência nos distritos do Porto, Aveiro, Braga e Beja.



OS SEM-ABRIGO



Como em todas as outras estações...
Vários proprietários de estabelecimentos comerciais da Rua Rodrigues Sampaio, paralela à Avenida da Liberdade, em Lisboa, criticaram à Lusa a existência de sem-abrigo na rua, dizendo que provocam insegurança, sujidade, além do «mau aspeto» que dão à zona.
O caso suscitou a crítica da conselheira comercial da Embaixada da Áustria, Astrid Pummer, que disse ser agora «uma das zonas menos seguras na cidade».
Questionado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, esclareceu que houve uma reunião donde resultou um plano especial de limpeza e prevenção do local a reforçar no verão. Reconheceu, contudo, que a Junta não tem «capacidade legal para obrigar as pessoas a sair dali».



"ALBERTO CAEIRO"



XXII - Num Dia de Verão

      









      Como quem num dia de Verão abre a porta de casa  
     E espreita para o calor dos campos com a cara toda,
     Às vezes, de repente, bate-me a Natureza de chapa
     Na cara dos meus sentidos,
     E eu fico confuso, perturbado, querendo perceber
     Não sei bem como nem o quê...
     Mas quem me mandou a mim querer perceber?
     Quem me disse que havia que perceber?
     Quando o Verão me passa pela cara
     A mão leve e quente da sua brisa,
     Só tenho que sentir agrado porque é brisa
     Ou que sentir desagrado porque é quente,
     E de qualquer maneira que eu o sinta,
     Assim, porque assim o sinto, é que é meu dever senti-lo.    


 Imagens



Sem comentários:

Enviar um comentário