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quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

"ANDAMENTO"


À esquerda, um neurónio normal cheio de conexões com outros neurónios. À direita, o neurónio de um deprimido, pequeno, com poucas conexões.

"O meu passado foi lixo
Sinto-me abaixo de zero
Medicamentos pra quê?
Isso de que adianta
Já não tem solução...
Só me apetecia morrer
Pró que ando cá fazer 
Acha que Deus existe?
Hoje não vou ao Ginásio
Nem volto lá mais
Também não vou ao "Favas"
Olham pra esta cara...
Sinto-me tão mal!
Estou a ficar quase cego
 Tenho aversão ao PC 
Já nem sei a password
E a TV está prá ali...
Olho pra ela mas não vejo.
Não converso com ninguém
Vai sair e fico sozinho?
Oitenta anos! É o fim!
O Gaspar, o Chico, a Guida...
Estou uma pilha de nervos
Vou tomar um xanax
A que horas tomei o último?
Gostava de jantar cedo
Porque a dormir não penso
Que dia é amanhã?
Uma noite descansada"

E desde há alguns anos que tem sido assim, várias vezes, arrastando vagarosa e ruidosamente os chinelos. O tempo vai passando sem interrupções. Ou pelo tempo se vai passando.


Neste desfavorável ambiente, em ritmo de compasso, vão-se fazendo as  variadas e necessárias actividades. 
Por vezes, num momento de "pausa", espreita-se o espelho ... E ele, genuíno na reprodução da imagem, prova que os anos por que não demos, passaram mesmo. 
Tomara que Mia Couto tivesse razão quando diz  que “Devia era, logo de manhã, passar um sonho pelo rosto. É isso que impede o tempo e atrasa a ruga”, porque, então, só teríamos que fazer com que isso acontecesse.


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quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

BEM-VINDO, 2020





Que o Novo Ano 2020 traga a força necessária para correr atrás dos 
objectivos de cada um.


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terça-feira, 24 de dezembro de 2019

DEUS CRONOS / NATAL


“Para as crianças, o Natal é uma antecipação. Para os adultos, o Natal é uma memória”. Eric Sevareid

E o Natal existe?

Segundo o Professor de Sociologia da Universidade da Beira Interior, Donizete Rodrigues, o Natal não existe – generalizou-se a ideia de que o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus que não nasceu nem no dia 25 de Dezembro nem há 2019 anos. Ninguém sabe a data exacta do nascimento de Cristo. Diz, ainda, que o Natal começou a ser celebrado pelos cristãos com a criação do calendário gregoriano, no século XVI, pelo Papa Gregório XIII. Os dias 24 e 25 estão associados ao culto solar prestado pelos povos agrícolas ao nascimento do Deus grego Cronos, no tempo do Império Romano. Durante a festa popular havia suspensão do trabalho, visitas a familiares e amigos e solidariedade através da oferta de prendas.

“Chronos, o deus do tempo da mitologia grega, dormindo sobre uma tumba no cemitério Friedhof IV der Gemeinde Jerusalems- und Neue Kirche de Berlim, Alemanha, estátua de Hans Latt, c. 1904” 
Wikipédia

Definido então pelo Papa Gregório XIII, o Natal está a chegar com as ruas iluminadas, as lojas cheias de gente comprando presentes, as casas decoradas com árvores de natal, presépio e outros ornamentos típicos. Prepara-se a Consoada, as filhoses, as rabanadas. A época é de alegria.


Porém, nem todos a sentem assim.

O Christmas Blues, (tristeza natalícia) é comum no mês de Dezembro até pouco depois do inicio do ano seguinte.
De acordo com um artigo divulgado pela rede de hospitais CUF, trata-se de um "estado de tristeza que existe previamente e que pode ocorrer em qualquer altura do ano mas, como o Natal está associado a momentos de festa, alegria, luzes, presentes, balanços e projectos de vida poderá contribuir para desencadear o desânimo que já se vinha arrastando há algum tempo."


Os cristãos que vivem em países de religião de maioria muçulmana são impedidos de fazer qualquer manifestação relacionada com as tradições cristãs de Natal como a exibição de símbolos religiosos, velas, árvores de natal, canções de natal, envio de desejo de Bom Natal ou de Boas festas. Dá aso a prisão e a multas elevadas. São nove, os países mais radicais.

Arábia Saudita
Argélia
República Islâmica do Irão
                                                                                                                                                       
Tajiquistão

 Brunei

Somália
República Popular da China 
Tailândia

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segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O ADVENTO (DO MESSIAS)


Em pleno tempo do Advento (tempo de esperança) há quem sinta um incentivo à alegria. A alegria parece uma coisa fácil mas não é; muitas vezes é fugaz como  acontece, por exemplo, com o Natal. Há tanta expectativa e prepara-se tanta coisa para umas horas que passam tão depressa...  
Ainda no sofá a observar as brasas que começam a perder o vigor e a diminuir na lareira, podemos acabar por nos afundar numa melancolia. Muitas vezes a alegria não depende de nós - uma questão, uma notícia, uma contrariedade, são motivos inibidores do estado de satisfação.
Na Liturgia Católica o Advento corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal dedicadas à preparação para a chegada de Jesus Cristo e tem como símbolo uma coroa,  a coroa de Advento


Ela comunica que naquele lugar vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar o Natal.Tradicionalmente é feita com ramos verdes  envolvidos por uma fita vermelha e 4 velas afixadas - três roxas e uma rosa. A cor de rosa acende-se  no terceiro Domingo do Advento ou dia da alegria (devido à primeira palavra do prefácio da Missa: regozijem-se). No Natal, pode acrescentar-se ainda, uma vela branca até ao fim. In “A beleza da liturgia


terça-feira, 26 de novembro de 2019

VIDEO POLÉMICO?

Nas palavras de quem me enviou este vídeo da Avé Maria, trata-se  uma relíquia de 1951. O tenor é  Mario Lanza, aos 38 anos de idade, que canta com um menino...
De ascendência italiana, Mario Lanza, pseudónimo de Alfred Arnold Cocozza, nasceu na Filadélfia, em 1921 e faleceu em Roma, em 1959. Fez grande sucesso na década de 40 e 50, sobretudo pela participação no cinema, apesar de ter feito só sete filmes 
Foi considerado o mais famoso tenor dos EUA durante toda a carreira e teve  vários cantores seus fãs, tanto clássicos como populares (Elviz PresleyPavarotti, por ex.) 
Enfrentou alguns problemas com o excesso de peso, consumo de álcool e barbitúricos. 


... Canta com um menino que é, nada mais nada menos,  do que Luciano Pavarotti.

Luciano Pavarotti, cantor lírico italiano, nasceu (1935) e faleceu (2007) em Modena, no norte de Itália. Era filho de  Fernando Pavarotti, padeiro em Modena e tenor amador numa pequena associação de coristas não profissionais, o “Crale Gloschino Rossi”, pois tinha uma enorme paixão pela música ópera e que transmitiu ao filho.
Antes de optar por uma efectiva carreira musical, Pavarotti dedicou-se, simultaneamente,  ao ensino de educação física / escolas primárias e ao estudo de canto, primeiro com o tenor Arrigo Pola e mais tarde, com o maestro Ettore Campogalliani.
Estreou-se com sucesso, em 1955, quando era membro do Corale Rossini, coral masculino de Modena e do qual o pai também fazia parte, como referido. Ganhou, então,  o Prémio Internacional Eisteddofd em Llandollen, Gales
Depois... depois, Luciano Pavarotti foi o tenor lírico que se tornou uma estrela mundial
Para comprovar que o cantor é um ícone universal, existem dois discos , um da banda sonora do filme, Pavarotti: Music From The Motion Picture e outro da nova colectânea de 3CDs, Pavarotti: The Greatest Hitsque. Ambos contêm música inédita e duetos com grandes estrelas que, segundo o artigo no blog Acronis Cyber Backup, “estes temas, gravados ao vivo nos concertos Pavarotti & Friends, a série de actuações beneficentes repletas de estrelas organizadas por Pavarotti na sua cidade natal de Modena, Itália, entre 1992 e 2003, são uma lembrança pungente da compaixão de Pavarotti, da sua humanidade e das relações duradouras que manteve com tantas estrelas do mundo do entretenimento" e, "nunca antes ou desde então, um cantor de ópera causou tanto impacto." 

A Ave Maria de Schubert tem sido muito discutida e, quanto a mim, de origem e evolução muito confusas.
Originalmente, o Avé Maria não foi escrito  para um texto vinculado à liturgia católica como hoje. Este hino à virgem pertencia a uma série de 7 canções ligadas a princesas, espadas e cavaleiros, em língua alemã, criado para piano e voz solo pelo compositor austríaco Franz Schubert para a obra literária "A Dama do Lago", de Walter Scott onde a protagonista Ellen Douglas pede à virgem para ser ajudada.
Bastante mais tarde, um desconhecido,  com as palavras de abertura e o refrão da música de Ellen, "Ave Maria", poderá ter adaptado a melodia de Schubert a um arranjo completo da oração católica tradicional Avé Maria. A versão latina agora usada tão frequentemente, terá dado origem ao equívoco de que foi Franz Schubert, originalmente, quem a escreveu. Passou, assim, de um carácter profano para o religioso.
Há vários arranjos instrumentais diferentes para a música de Gounod como violino e violão, quarteto de cordas, piano solo, violoncelo, trombones e cavaquinho.

E assim, ao longo dos séculos, o Avé Maria de Gounod / Bach tem sido cantado por cantores de diferentes estilos desde Alessandro Moreschi, Maria Callas, Luciano Pavarotti, José Carreras, Andrea  Bocelli, etc., etc.


Gounod                                                      Franz Schubert
Mario Lanza                                        Pavarotti








Fontes: 
Acronis Backup scales
Luciano Pavarotti – Wikipédia, a enciclopédia livre
Mario Lanza – Wikipédia, a enciclopédia livre
Mario Lanza Ave Maria 1951 – YouTube
Ave Maria (Bach/Gounod) – Wikipédia, a enciclopédia livre
El Ave María de Schubert… que no es un “Ave María”
Mario Lanza Ave Maria 1951
Regina Carvalho

Após ter terminado este post sobre personagens e tema do Video apresentado, encontrei o site https://www.boatos.org/entretenimento/mario-lanza-luciano-pavarotti-ave-maria.html, que desmente toda a informação sobre "o menino" do video acima referido.
Diz que a criança, não é nem poderia ser Pavarotti visto ele ter, nessa altura, uns 16 anos, ou seja, seria muito maior do que o menino do video. Depois, ainda neste artigo, através do blog Memórias Cinematográficas explica que se trata de Michael Collins, menino do coro dirigido por Philips Hayes e cuja voz é dobrada por Jacqueline Allen. Logo, conclui o artigo, Pavarotti nunca conheceu  Mario  Lanza nem contracenou com ele. 


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segunda-feira, 18 de novembro de 2019

DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE



O dia 17 de Novembro é mais um daqueles dias mundialmente reconhecidos como importante para ser celebrado – o Dia Mundial da Criatividade – e que tem como lema libertar a imaginação e inventar.
"Imaginação não é o mesmo que criatividade. A criatividade leva a mecânica da imaginação a outros níveis, é  o processo de ter ideias originais que possuam valor. A criatividade pode ser encarada como uma espécie de imaginação aplicada"Ken Robinson
Portanto, só é criativo aquele que consegue fazer coisas concretas, transformando ideias novas e imaginativas em realidade como por ex., encontrar novas soluções para problemas. Pode ser-se criativo em tudo  o que envolva o uso da inteligência como a matemática, as ciências, os negócios, a música, a dança, o relacionamento entre as pessoas
“A capacidade criativa é algo que pode ser alimentado e crescer ao longo do tempo. Mas o que muitas vezes perdemos à medida que envelhecemos é a motivação para ser criativo, assumir riscos, tentar algo novo, perseverar em meio a dificuldades e falhas. Precisamos de motivação intrínseca para a criatividade. Temos de abordar um problema com o entusiasmo e a convicção de que, se nós trabalharmos muito, podemos ter o talento e as habilidades necessárias para chegar a um produto surpreendente”. Beth Hennessey.

É conveniente ter boas ideias em todos os momentos!

John Lennon, no poema e cantiga Imagine 
Repare-se na forma inventiva de  John Lennon.
Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion, too
Imagine all the people
Living life in peace
You, you may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you will join us
And the world will be as one
Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine…

Para inovar, é preciso estimular a criatividade. 
E então, mais ou menos tom sobre tom, diverti-me  (Albert Einstein dizia que a criatividade é a inteligência a divertir-se) a fazer um slide de uma apresentação criativa (apenas porque não existia antes) sobre fotos de locais turísticos de algumas das minhas andanças.



Cabo Verde, Évora, Guimarães, Bilbau, Cartago, Plitevice, Veneza, Aveiro, Tallinn, Mostar, Bergen, Santander, Bragança, Segóvia, Varsóvia, Rio de Janeiro


terça-feira, 12 de novembro de 2019

DIA MUNDIAL DA BOLOTA


Todos os dias  são dias  de qualquer coisa e hoje, 10 de Novembro, além de ser véspera do dia de São Martinho (castanhas assadas e vinho ), é o Dia Mundial da Bolota.
Imagino que, tal como eu, muitas pessoas não sabem que o fruto do carvalho está tão relevado.
E foi a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, que criou esta data, celebrada pela primeira vez em 2009. Tem como finalidade consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, constituída essencialmente por carvalhos, sobreiros e azinheiras e celebra-se, sobretudo, nas escolas com várias actividades criativas.

Há quem confunda bolotas com bugalhos mas são coisas bem diferentesA bolota é o fruto, um fruto seco, de uma só semente que permanece no seu interior e é constituída pela semente e pela  camada externa que protege a semente; os bugalhos não são frutos, mas estruturas que as plantas produzem em resposta a agressões externas.
Os tipos de bolotas e de bugalhos são diversos.


 Bugalhos

A utilização da Bolota da azinheira para a alimentação humana é referenciada através da escrita, pela primeira vez, por de Hesíodo, poeta grego do século VII a.C., na sua obra “Os Trabalhos e os Dias” .
Na Idade Média, de acordo com alguns dados arqueológicos de Portugal e Espanha, a Bolota era, antes da introdução do milho e da batata, um alimento base na alimentação europeia. Foram encontradas Bolotas torrificadas e mós de pedra que se pensa terem sido utilizadas para moer as Bolotas em moinhos manuais em Citânia de Briteiros, no concelho de Guimarães. (Alarcão-e-Silva, 2001). Também Estrabão, geógrafo e historiador romano (58 a.C. – 25 d.C.) se referiu ao povo Lusitano dizendo que “Na quarta parte do ano não se mantêm senão de Bolotas, que secas e trituradas, se moem para fazer pão, o qual pode guardar-se por muito tempo (…)” (Amorim, 1987).

A azinheira e a bolota
O  sobreiro e a bolota
O carvalho português e a bolota
 Carvalho-alvarinho e bolota (bologta - Querqus L.)
Bolota de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) – madura
Bolota do carvalho-americano (Quercus rubra L.)

Um estudo feito pela ESB da Universidade Católica do Porto, concluiu que "a bebida de Bolota tem um potencial antioxidante muito superior ao que existe no mercado, quando comparado com alguns sumos à base frutos vermelhos, normalmente indicados como os melhores antioxidantes”.
Os frutos amadurecidos da azinheira , ao espalhar-se pelo solo sob a sua larga copa, servem directamente de pasto para suínos (Alentejo) influenciando a qualidade de carne de porco, especialmente enchidos.

Presentemente, devido os seus elevados teores de gordura e proteína, a Bolota, depois de seca e moída, continua  a ser utilizada para o fabrico de «pão». Faz parte da decoração em doces alentejanos e na heráldica municipal.
Tal como as castanhas, as bolotas podem comer-se cruas, assadas e aveladas.
Dar à bolota o lugar que merece, encarando este alimento como uma alternativa inevitável, é a aposta de Alfredo Sendim
E o que se pode fazer de bolota?

Quase tudo:
"Cerveja de bolota, licores de bolota, sopa de bolota, pão de bolota, bolachas de bolota, paté de bolota, hambúrgueres vegetais de bolota, café de bolota, bebidas frias de bolota, iogurte que utiliza a bolota como ingrediente…muita coisa e provavelmente poder-se-à fazer ainda mais".

 Pão de bolota
Tarte de limão com bolota



Fotos e pesquisa Google
Site dos Produtos Tradicionais (DGADR) e outros

domingo, 27 de outubro de 2019

PÉRGULA/ MARQUISE/ ESTRUTURA AMOVÍVEL



Quando um condómino tem o piso ao nível do pavimento dum terraço de cobertura de garagens, o acesso faz-se, geralmente, pelo interior desse pavimento ficando, deste modo, destinado ao seu uso exclusivo . Embora o direito de propriedade seja comum, o direito de gozo ou uso pode ser exclusivo…
Quem estiver nessa situação, não deve perder a oportunidade de aproveitar legalmente uma área nobre da sua casa.

Porem, sendo o terraço de cobertura parte integrante da estrutura do prédio, é,  também, forçosamente comum, pela função capital de protecção do imóvel  de todos, como pode constatar-se no disposto do art.º  1421º,  nºs 1, b), e 3, do C. C., na sua actual redacção:  
“São partes comuns do edifício o telhado ou os terraços de cobertura, ainda que destinados ao uso de qualquer fracção, podendo o título constitutivo afectar ao uso exclusivo de um condómino certas zonas das partes comuns”.
Como tal, são da responsabilidade dos condóminos, as despesas necessárias à realização das obras de impermeabilização do terraço de cobertura (art. 1424º nº 1 do C.C.).

Dizia eu que os terraços de cobertura podem ser uma mais valia para quem os usufrui. Porem, infelizmente, são também a origem de muitos dos problemas e de experiências desagradáveis que ocorrem entre vizinhos quando não querem aceitar que os prédios foram assim licenciados por alguma ou várias razões.
    
E foi a constatação da existência de algumas situações de conflito que suscitou o conteúdo desta página, apesar de não possuir qualquer preparação na área de Direito.

De acordo com os casos que me são dados a conhecer, parecem ser mais frequentes em edifícios constituídos em regime de  propriedade horizontal e têm a estrutura de "marquises" que apelidam de pérgulas ou de estruturas amovíveis, sem licenciamento.

Ora, o Artigo 1422.° C.C. (Limitações ao exercício dos direitos) dispõe no ponto 2: “É especialmente vedado aos condóminos”
a) Prejudicar, quer com obras novas, (quer…), a segurança, a linha arquitectónica ou o arranjo estético do edifício.

Presentemente estava em curso (embargada, por enquanto), num terraço de cobertura, a edificação acelerada de uma dessas estruturas.


Questionada a Câmara Municipal sobre tão estranho anexo, obteve-se como resposta que o pedido de viabilização da nova obra tinha sido indeferido e que , como tal, deveria ser comunicado à Polícia Municipal 

E a azafamada construção foi suspensa até…?


Não se sabe qual vai ser o veredicto mas espera-se que tal aberração não se concretize quer porque  a Câmara já se pronunciou em relação ao arranjo estético do  edifício quer porque provoca muitos inconvenientes para o condómino do 1.º andar:

1. A perspectiva visual, em vez de ser um amplo terraço, passa a ser uma enorme superfície de telhado de alumínio e policarbonato transparente, cheio de traves, ao nível do piso duma varanda e de pequenas falsas varandas.


2. A segurança do apartamento, devido à localização da estrutura, fica fragilizada se o telhado for utilizado como plataforma de acesso

3. A provável acumulação de lixo de todas as origens (folhas secas, excrementos de pombos, sujidade desprendida de tapetes e outras imundícies atiradas pelas janelas dos andares superiores). 
Além do mau aspecto, é prejudicial à saúde

4. A desvalorização do apartamento tanto para vender como para arrendar,  contrariamente ao apartamento em questão, que fica o  com espaço alargado pelo  anexo ilegal

5. Um hipotético aumento do valor do condomínio se for necessário restaurar a impermeabilização do terraço, devido às perfurações feitas para prender o anexo ao chão ou devido ao uso do fim a que se vier a destinar (a colocação de uma piscina, por ex.)

6. O enorme ruído da chuva que, ao cair  sobre o material utilizado na cobertura da “marquise”, perturba o sono

7. A colocação da estrutura e respectiva cobertura, mesmo coladas à varanda superior, abrangendo-a por completo em toda a sua largura - indo para além dela - não viola  as restrições estabelecidas no artigo 1360.º do código Civil que visam impedir as construções que possibilitem o devassamento da casa do  vizinho?

8. Artigo 1425.º (Inovações)
Ponto 2. Nas partes comuns do edifício não são permitidas inovações capazes de prejudicar a utilização, por parte de algum dos condóminos, tanto das coisas próprias como das comuns


A pérgula ou estrutura amovível proposta, está saindo uma marquise (adiada).
Para além de alterar o desenho da fachada à qual se irá encostar, mais do que um "anexo", essa obra seria uma ampliação, na medida em que vai aumentar a área útil da fracção.

Quem compra um apartamento no piso imediatamente superior ao do terraço fica sujeito a este tipo de obras e respectivas consequências "obrigando-se", a fazer denúncia sobre a sua legalidade - iniciativa que dá quase sempre origem a mal-estar e retaliações entre os vizinhos.  
Pergunta-se o que está errado.  Será a atitude do denunciante lesado ou as razões que levaram a pessoa a fazê-lo?

"A fiscalização mais eficaz que nós temos – e espero não chocar ninguém com isto – são as queixas dos vizinhos, que alertam para uma obra que está a ser feita”. Manuel Salgado, vereador

Para serem válidas, as denuncias têm que ser identificadas. Porem, o fornecimento dos dados do denunciante a terceiros é proibido e punível 

Adenda

A definição de Pérgula não é consensual mas tem as mesmas características:
- Armação construída em madeira ou alvenaria que, organizada em filas ou colunas, serve de suporte a plantas trepadeiras. (Dicionário Online de Português) 
Estrutura em pórtico, não coberta nem encerrada (Município do Seixal)
- Estrutura de protecção superior, constituída por vigas ou elementos estruturais espacejados entre si, destinada ao sombreamento parcial de uma área exterior não encerra (Regulamento da Urbanização e Edificação do Município de Cascais)
- A edificação de pérgulas, ... ou outras estruturas descobertas para fins de ajardinamento, pavimentos e similares, e fontes decorativas com área inferior a 10,00 m2 são consideradas obras de escassa relevância urbanística, para efeitos do disposto no artigo 6.º-A do RJUE, - Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação (assuntos jurídicos e contencioso)

A estrutura aqui focada necessita, quanto a mim, de licenciamento , não só em relação ao arranjo estético do  edifício mas também porque está a aumentar a área de construção da edificação. Há que submeter o projecto à CM, pagar as respectivas taxas e o acréscimo de IMI e aumentar a permilagem e a respectiva comparticipação.