Número total de visualizações de páginas

sábado, 5 de maio de 2012

A FORTUNA DE PODER SER JARDINISTA


Pode dizer-se que a minha irmã M. P. é uma jardinista porque gosta de jardinagem. E, ao contrário de mim que também gosto, tem espaço para jardinar. Melhor, tem um pequeno terreno murado com casa de habitação onde cultiva um jardim a que eu chamo “selvagem” porque as plantas de adorno crescem, não para serem “modelo” mas para embelezar, expandindo-se em quase liberdade. Guarnecem os passeios, o gazão, a casota dos cães, a capoeira, o alpendre e até os vários gatos que, no verão, se deitam junto delas para se protegerem do sol. Quando chega a primavera, o jardim fica mais colorido e então, além de deleitar os olhos, aromatiza o olfato.
Sendo uma quintinha, vive nela como se fosse nas ”suas sete quintas”
É ali que, aliado o espaço exterior á enorme casa, se junta muitas vezes em épocas festivas e não só, a já numerosa família direta e outros que se queiram agregar.
Fazem ainda parte do ambiente os baloiços, o forno e os lugares cobertos para automóveis, quase tapados com gavinhas.
Mas a este acolhedor recanto acresce a vantagem de ficar situado na encosta, bem pertinho do aqueduto maneirista de Usseira (ou de Óbidos) com arcaria repartida em 3 troços numa extensão de (3? 6?) km, mandado construir por Catarina de Áustria, mulher de Dom João III.
E logo a escassas centenas de metros, num alto, fica a pequena vila de Óbidos, eleita "uma das 7 maravilhas portuguesas".  Medieval/árabe/renascentista/itálico-moderna que fez parte do dote de muitas Rainhas de Portugal, cuja área muralhada se mantém desde 1527.
A tradição do"presente Óbidos" teve início com Isabel de Aragão que de tão encantada ter ficado ao passar pelas muralhas medievais, disse a D. Dinis I (1261-1325) preferir a cidade em vez de uma coroa cravejada de jóias.
Ali há eventos permanentemente - Feira Internacional do chocolate, Festivais da Semana Santa, Mercado Medieval durante 2 semanas em julho recreando o espírito da Europa Medieval, exposições várias, música, etc., etc.). Oferce também bons produtos hortícolas, vinhos (a famosa ginjinha), turismo e uma adensada História - História que tem contribuido para que nas muitas e lindas igrejas, se realize  uma considerável quantidade de casamentos.


Ir tomar café em Óbidos e recrear-se:



Sem comentários:

Enviar um comentário