Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

USANÇAS DO TEMPO - VII


"KEEP WALKING A evolução do fato de banho feminino"

1950's


No início, as mulheres não estavam preparadas para usar peças de vestuário tão reduzidas e o bikini não é posto em prática nas praias da Europa e do Mediterrâneo, nos países católicos e até no 1º concurso Miss Mundo; nalguns foi mesmo proibido, incluindo Portugal.
A imprensa, que supostamente é mais aberta às coisas novas, também não o aprovou, chegando mesmo a dizer que a moda não duraria mais do que 15 dias. O bronzeado ainda era identificado com as pessoas que trabalhavam ao sol.
Nem as modelos da época o quiseram vestir para ser apresentado por admitirem ser tão minúsculo…
Réard só conseguiu mostrar a sua invenção nas instalações de uma piscina parisiense vestido por uma bailarina dum casino de Paris.
E para o tornar aceitável, teve que modificar um pouco o modelo. Subiu a parte de baixo de forma a tapar o umbigo e colocou-lhe folhos para disfarçar as formas. A parte de cima transformou-a numa espécie de soutien, fazendo-o parecer com o estilo da década que era constituído por duas peças de tamanho grande, sendo já foi considerado ousado quando apareceu.


1950 - praia do Mediterrâneo e Laranjal, Brasil 
1946 - fato de banho ousado para a época  e Bikini de Réard modificado


Em 1952 houve o 1º concurso Miss Universo e as primeiras cinco finalistas da História foram da Alemanha, Finlândia, Grécia, Hawaii e Hong-Kong, sendo eleita a finlandesa. Como não havia ainda coroa específica para Miss Universo, foi coroada com uma pequena coroa vinda da Rússia, do tempo do Império russo e que tinha pertencido a três czarinas, entre elas Catarina a Grande.

Fotos captadas em Wikipédia

E enquanto muitos continuavam a protestar, o biquíni recebia o apoio das elites e, sobretudo, de grandes atrizes como Brigitte Bardot, Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Ava Gardner, Joan Collins e Úrsula Andress que não só o mostravam claramente nas praias mas também o usavam como elemento de sedução em filmes e fotos.
Em 1957 Brigitte Bardot faz um splash no Festival de Cannes e foi fotografada em diversas praias francesas. Em 1956, com o filme “E Deus Criou a Mulher”, B. B. eternizou o novo duas peças ao usar um modelo Vichy nas entretanto mais famosas praias de Saint Tropez.

Brigitte em "E Deus Criou a Mulher"

Marilyn Monroe, Esther Williams, Ava Gardner e outras, seguem-lhe o exemplo. 

Marilyn e Ava Gardner

Passados sete anos, o fato de banho de duas peças torna-se mais popular que, embora de aceitação crescente, continuava a ser vestido pelas mais ousadas.



Em 1959 com a marca DuPont apareceu a revolucionária lycra. De secagem mais rápida e mais leve, o biquíni e toda a outra roupa nunca mais foi igual.


1960’s

A década de 60 ficou marcada pelo sucesso do biquíni, que atingiu o auge da popularidade. A música acompanhou a evolução e era usado também como contestação política e social; tornou-se um símbolo pop.
Em 1960, Brian Hyland com apenas 16 anos, lança o single”Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini”.
Dois anos mais tarde Úrsula Andress sai das ondas exibindo um biquíni branco com cinto, como Honey Ryder, em "Dr. No".


Em Portugal cantarolava-se: “Era um biquíni pequenino às bolinhas amarelas…”, adaptação de uma música dos Beatles quando lançaram o filme a “Hard Day’s Night”, em 1964.


O biquíni era ousado, com o umbigo bem visível e a cava maior do que nos anos 50. No início da década, Jayne Mansfield foi a pioneira a usar um fato de banho desse modelo, suscitando ainda motivo para escândalo em Hollywood.
Em 1966, Rachel Welch ao vestir um biquíni de pele no filme “One Millions BC” fica mais famosa do que a própria longa-metragem.


Em 1967 estima-se que 65% das mulheres norte-americanas aceitam o biquíni, devido à influência de posters, filmes e média.
1969, Vinícius de Moraes “adere” ao biquíni quando canta a “Garota de Ipanema”:
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela a menina, que vem e que passa
Num doce balanço a caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que já vi passar…

Sem comentários:

Enviar um comentário