Número total de visualizações de páginas

sábado, 19 de janeiro de 2013

EXAME DE ADMISSÃO AO LICEU



Para o acesso ao ensino Liceal e que penso ter sido até à aprovação de uma nova Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86), além do exame da 4ª classe era também preciso fazer (com alguma ansiedade) um exame de admissão ao liceu.
Não me recordo se todos os alunos podiam fazê-lo independentemente de, depois dele, optarem ou não por seguir os estudos.
Sei que a professora aconselhou algumas colegas a não se candidatarem por falta de aproveitamento (problemas estatísticos?) e que outras gostariam de prosseguir mas, quer por dificuldades económicas quer porque os pais pensavam “ser mais para rapazes”, só três  passámos a ter o fim da tarde “cimentando” conhecimentos, numa turma de quase trinta.

E, para um melhor aproveitamento, o grupinho reunia-se nas 2 casas da professora (uma com escadas, dentro da Aldeia e outra numa quinta, um pouco mais afastada).

A Dona Virgínia era casada com E. M., comerciante e Responsável pelo Posto do Registo Civil.

- Bem, agora vou deixar-vos sós porque tenho muitas coisas para fazer. Espero que penseis na responsabilidade que tendes; se tiverdes dúvidas, eu ando por aqui.
- Sim, Senhora Professora! - Dizíamos em coro.

Estudar, depois de ter passado um dia inteiro na Escola?

Mal virava costas, as escadas/bancos eram usadas para jogos de sobe-e-desce com variadíssimas finalidades e a quinta, para colher ameixas, figos, cerejas ou qualquer outro fruto de mastigação rápida. Os livros esperavam pelos intervalos, bem abertos, de modo a facilitar o  virar das páginas ou a invenção de qualquer  pergunta sobre a variada e vasta matéria.

Geografia - linhas férreas, serras, rios, cidades, províncias, produções agrícolas de Portugal continental, Ilhas e Colónias…

História Pátria - as dinastias, os reis e tudo o que a elas/eles se referia

Língua Portuguesa - Gramática, interpretação, redações…

Aritmética e Geometria - números primos, frações, regra-de-três simples…

Ditados - dar mais do que três erros era passaporte para reprovação.

Ciências Geográfico-Naturais - raiz, flor, reprodução, meio ambiente... com muitas imagens para ajudar a memorizar.

Alguns exemplares:




Do exame da quarta classe faziam parte provas práticas, escritas e orais. 
As provas orais só começavam quando todos os examinandos inscritos na pauta tivessem terminado as provas escritas e práticas.
No final do dia da realização das provas orais, o júri procedia à classificação e tornava público o resultado final do exame.
Era excluído da prova oral o examinando que não obtivesse a nota de suficiente nas provas de Ditado e Aritmética-Geometria.
Um examinando que tivesse no conjunto das provas escritas e orais a classificação de bom, era Aprovado com distinção.

Para os que quiserem divertir-se a responder, ver exemplares de algumas provas semelhantes, aqui.

Os examinandos que faziam exame de admissão ao liceu prestavam provas primeiro.
Havia a opção entre fazer ou não fazer o exame da 4.ª classe; mas,  reprovando no de admissão, era obrigatório repetir mais um ano de escolaridade… 

A hora tinha chegado!

Provenientes de várias escolas primárias, os alunos faziam um exame centralizado e único, por Distrito, numa escola também primária (nº 35?) da Guarda, com professores ”por mares nunca dantes navegados”.
Das três, “em perigos e guerras esforçados, mais do que prometia a força humana”, só duas conseguimos passar a Taprobana. Não pôde, assim, a A.N. “seguir sua longa rota”.

Excluindo a tormenta-exame, adorei aqueles grandes momentosTive vestido, sapatos novos e tudo.


Imagens Google


Sem comentários:

Enviar um comentário