Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O PAVÃO



O pavão é lindo!




De plumagem exuberante, multicolorida de cores naturais intensas - verde, dourado e azul - a sua elegância passeia-se pelos quintais, relvados de mansões, bosques ou grandes parques.

Presentemente já existem, por seleção artificial, outras variedades que apresentam plumagem de cor branca, negra, púrpura e mais.
cauda abre em imponente e majestoso leque que, no caso do macho, tem como função mais importante, participar no ritual de acasalamento.


Dança do acasalamento... Pavão cortejando a fêmea  


A pavoa, também de grande beleza, como acontece com as fêmeas de quase todas as aves, é bem mais discreta. As cores são menos vivas para servirem de camuflagem na proteção do ninho ou das crias, contra os predadores.
Quando o processo é bem-sucedido a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que abrem ao fim de 28 dias.

Originário da Ásia (Paquistão, Sri Lanka e Índia), foi a ave favorita de Salomão, de Alexandre (o Grande) da Grécia e dos Imperadores Romanos.
Suporte de mitos e crenças em todo o mundo, é tema em alquimia, astronomia, islamismo, cristianismo e culturas como a chinesa, egípcia ou indiana. 
Na Índia onde já foi animal sagrado, é hoje um dos símbolos nacionais.

Ave de grande porte - pode ter mais de 2 metros de comprimento, 80 cm de altura e cerca de 4 kg de peso - voa muito desajeitada e ruidosamente, após ter corrido uma determinada distância.

O voo do pavão

Passam a noite no topo das árvores. 
Na natureza, são territoralistas, sobretudo se forem machos da mesma espécie. Lutam pelo lugar. O derrotado é obrigado a procurar outro território destruindo, durante o percurso, arbustos e flores
Alimentam-se de insetos, pequenos invertebrados, sementes, folhas, pétalas, alguns vegetais e frutos.



As penas renovam-se todos os anos, razão porque é considerado um símbolo de renovação. Há culturas que associam pavões e pombas como pontos focais da Árvore-da-Vida-Projetos.  


Porque são leais e fiéis aos seus parceiros, para muitos, simboliza o amor eterno. E porque se alimentam, também, de plantas venenosas, representam a imortalidade.

O trono do Xá da Pérsia, actual Irão, tinha a forma de um pavão armado, o famoso  "trono do pavão", que lhes conferiria a imortalidade.

Para outros, são ainda símbolos de beleza, prosperidade, realeza, compaixão, da alma e da paz.


Penas do pavão observadas ao microscópio

Para os gregos o Pavão estava relacionado com a deusa Hera, a esposa de Zeus. As formas circulares e brilhantes nas penas eram, para eles, os "olhos" que ajudavam este animal e a sua deusa a ver tudo o que se passava na terra.


As pessoas exibicionistas, vaidosas ou enfatuadas são apelidadas de "pavões" quando se comportam como ele na fase de acasalamento.
Gostam de "pavonear-se"...



Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário