Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

ARTE MODERNA

Blog, "moda" e contextualização:

O tema MODA que tenho vindo a abordar acabou por tomar um rumo completamente diferente do que inicialmente me tinha proposto fazer. Pergunto-me até, qual terá sido o motivo que me deixou arrastar para um “mundo” em que mal sei “flutuar “ quanto mais ousar “nadar”. 


Talvez o gosto pela aventura, talvez a curiosidade ou fascínio pelo reflexo da evolução do comportamento sociocultural de uma sociedade em determinado momento, ao longo dos séculos.
A moda integra o “simples uso do vestir no dia-a-dia num maior contexto social, político e sociológico”
Encontrada a possível explicação que achei dever dar aos eruditos e estudiosos do fenómeno, actualmente quase globalizado, vou dar continuidade ao traje através das décadas.


Hoje, porem, a moda só terá um colorido (feito de muitas cores) - o da pintura da ARTE MODERNA

A Arte Moderna nasce por rutura com a arte clássica e romântica, procurando uma lógica de representação e de uma funcionalidade puramente social. É o marco de uma revolução artística - REALIDADE E CONSCIÊNCIA.

A experimentação passou a ser um método de trabalho tanto para as tendências “racionalistas” como para as “irracionalistas”. Entre os movimentos, múltiplos e específicos, destacam-se alguns e respectivos pintores principais:
Fauvismo ( Matisse, Maurice de Vlaminck); Expressionismo (Vincent van Gogh, Gauguin , Toulouse-Lautrec); Cubismo (Picasso, Braque); Construtivismo (Rodchenco); Surrealismo (Dali, Miró, Hans Arp); Dadaísmo (Duchamp); Suprematismo (Kazimir Malevich); Neoplasticismo (Mondrian); Futurismo (Boccioni; Russolo, Balla); Abstracionismo (Wassily Kandinsky).




MATISSE 1908
MAURICE DE VLAMINCK 1906
VINCENT VAN GOGH
GAUGUIN
TOULOUSE LAUTREC
PICASSO 1912
GEORGES BRAQUE
RODCHENCO 1933
MIRÓ
HANS ARP
SALVADOR DALI 1931?
DUCHAMP 1912
KAZIMIR MALEVICH 1913
MONDRIAN 1920
UMBERTO BOCCIONI 1910
GIACOMO BALLA 1909
WASSILY KANDINSKY

Quadros obtidos em GOOGLE

Sem comentários:

Enviar um comentário