Número total de visualizações de páginas

sábado, 2 de junho de 2012

VAZIO


Tema objectivo, subjectivo, difícil; sobre o qual me apetece falar; mas que, por ser difícil, não sei explanar. Apesar de haver um sem-número de definições…
Logo, só tenho uma hipótese - plagiar excertos de escritos, livros ou artigos de vários pensadores, linguistas, cientistas que souberam ou sabem expor as suas ideias e sentimentos sobre o assunto e em cuja globalidade se reflecte um pouco de mim.


 “O mundo é feito de átomos que se movem no vazio”. (…) “Talvez seja estranho aceitar que objectos sólidos são, na verdade, parcialmente compostos de espaços vazios
 Jônatas Steinbach em Uma ideia filosófica, sobre o Atomismo.

 “ O espaço jurídico vazio nada mais é que a esfera do livre agir humano em termos absolutos.” (…) “As lacunas intra legem, por outro lado, ocorrem quando as normas positivadas apresentam tal grau de generalidade que vazios aparecem no ordenamento, a reclamar solução por parte do intérprete”
 Wellington Soares da Costa in A Incompletude do ordenamento jurídico




adj. Que nada contém; que só contém ar. Que não tem ocupantes: vazio.
Fig. Carente, destituído: espírito vazio de ideias.
Pej. Vão, fútil, frívolo: rituais vazios…
Fig. Sentimento angustiante produzido por saudade, privação ou ausência: provocou um grande vazio.
Fig. Vaidade, insignificância: o
vazio das coisas terrenas.
Dicionário Online de Português




 «“ Questões como vazio, silêncio, construção e demolição são recorrentes nas poéticas destes artistas”, observa, sugerindo que o vazio existente nessa colectiva é cheio de significados
 Artista plástico Efrain Almeida
Elvis Almeida - Prémio PIPA
 “O espírita chora escondido. Depois, lava o rosto e vai atender a multidão sorrindo”
do livro O Evangelho de Chico Xavier ( Carlos Baccelli)

"Sinto um vazio cá dentro de mim
E não sei como o hei-de preencher
Não sei que pensar ou o que fazer
Para deixar de me sentir assim…

Sinto falta de vida na minha vida
Queria sentir a alma a explodir
Queria ter um rumo para onde ir
Para não me sentir assim perdida…”
 pessoasepoetas.blogs.sapo.pt



O vazio nada obstruí. O vazio tudo permeia em todos os lugares, mas nada obstruí, em nenhum lugar.
O vazio tudo permeia. Pode ser encontrado em todas as coisas.
O vazio é o mesmo em tudo. Não tem preferência por lugares ou coisas em detrimento de outros lugares e coisas.
O vazio é imenso, não tem começo, nem fim, nem limitações.
O vazio não tem forma. Não tem face ou forma em nenhum lugar.
O vazio é puro. Não tem impureza ou mácula.
O vazio é imóvel. É imutável e existe além da vida e da morte.
O vazio é uma negação absoluta, a negação absoluta de todas as coisas formadas e limitadas. Em última instância, todas elas se dissolvem no vazio.
O vazio é vazio. Nega a sua natureza e destrói todo o apego a ela.
O vazio é incoercível. Não pode ser contido, reprimido ou controlado por nada.”
  Postado por Norma Villares

O Ovo Filosofal dos Herméticos,  símbolo maior do túmulo vazio

- "Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos", dizia o filósofo. …Igualmente vazio ficaria nosso intelecto se não fosse preenchido pelas informações que os sentidos nos trazem.(…)”
Teoria do conhecimento Aristóteles



- “E se então temos consciência dessa diversidade e da chegada progressiva de uma situação de paralisia, quais são as razões subjacentes ao estado de conflito permanente?
Tentei procurar as causas para este torturante vazio, porém cedo percebi que essa busca era uma tarefa cansativa, inútil e até narcísica roçando os limites do comprazimento em causa própria, tão vicioso e sobranceiro”
Publicado por AMC


- «”falta uma visão antropológica que permita enfrentar os problemas relativos à existência humana de um ponto de vista mais global, que leve em conta aquilo que o homem é, antes ainda daquilo que o homem deve fazer. Hoje os problemas humanos são enfrentados mais em termos de "fazer" do que em termos de "ser". Em outras palavras, se poderia dizer que hoje o ser humano está esquecendo que ele "é", está perdendo a si próprio”»
 Heloísa Reis Marino

O Pensador de A. Rodin

"É este vazio que me faz sentir falta de quem eu já fui,
Dos amigos que se foram,
Dos sentimentos que foram tão sonhados e jamais realizados...
Um vazio, um nó, um rio de lágrimas…
É mais do que não ter ninguém é NÃO SER NINGUÉM...”
Carol Mendes, Os meus blogs


"Aceitar o vazio. Que vazio? Que fazer com ele? Comemos mais do que devemos, criamos falsas máscaras para fingir que não somos ocos, mas ele continua lá, quieto, imenso, um buraco na nossa auto-estima  É como uma fome por dentro, uma coisa que aperta o peito, que esmaga o coração solitário.
...Se ao menos pudesse escolher o que fazer com ele… Custa navegar por ele toda uma vida
...Porem é no vazio que moram as ideias, os sonhos, a poesia, a criatividade. Mas como aceitar e amar o vazio?
.E agora caminho sozinho e já nem sei se caminho. Uma vez pensei-andar, nunca parar. Hoje já nem sei se ando, obrigo-me a suportar mais uma dor a cada segundo. Vou puxando a água ao poço mas só sai água salgada (…)
...Eu vou parar porque se continuar a andar vou cair e já tenho feridas que cheguem...E dói, tudo dói. Até e só o peso dos braços. Mas sentar não é uma boa solução porque depois arrefece-se e custa mais recomeçar; é melhor só abrandar.(…)...Para mim qualquer cor vira cinza e o que mais dói é ver as cores sumirem pouco a pouco sem poder fazer nada"..
 Yahoo Respostas

“ ...
A vida passa, tudo acontece...
O corpo envelhece, a alma padece,
Nada de novo aparece,
E esse vazio em mim permanece.”
 Elô Prestes



- “A verdade é que hoje
Não me sinto inspirada.
Não me sinto bem…
Não! Afinal não sinto nada.

Apenas um vazio
Me consegue preencher
Falta tanto em mim,
Mas já não quero saber.
(...)
Inês Santos


Imagens Google 

2 comentários: