Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

GOOGLE - A INFORMAÇÃO A UM CLIQUE DE “MOUSE"



Se eu, que não sou jornalista, empresária, profissional a precisar de promoção, estudante, empreendedora, publicitária, nem faço parte de qualquer precisa conjuntura e sinto que o Google mudou completamente o meu modo de vida, acredito que muita gente já tenha pensado na dependência que passou a ter dos serviços virtuais da rede mundial e para a qual dificilmente encontraria ferramenta alternativa.

De forma gratuita? 

Na realidade, é a grande isca para atrair audiência. A partir daí, o Google transforma-se numa gigantesca máquina de publicidade que fatura milhares de milhões. E os parceiros são todos os outos sites, portais e blogs que cedem os seus espaços em troca de uma remuneração quase nula.
Como um polvo, o Google invade e ocupa todos os espaços livres.

Googleplex - Em março de 1999, a empresa mudou sua sede para Palo Alto Califórnia


Fascinante, perverso, “ monopólio predador”, supercentralizado, combinando a ausência de prestação de contas com o desrespeito pela lei (receita para a tirania), o "perfeito lobo na pele de um cordeiro" (Dont be evil), tem duas faces - faz muitas coisas boas com óptimos produtos e esconde também muitos problemas.


Em apenas 15 anos de vida, tornou-se a empresa mais mais bem-sucedida da era digital.
Foi fundada em 1988 por Larry Page e Sergey Brin (imigrante russo) quando eram estudantes na Universidade de Stanford nos Estados Unidos com a finalidade de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil “


no infindável universo de opções da internet o Google é o site mais visitado do mundo.



Actualmente, a empresa conta com mais de 30. 000 colaboradores e com uma equipa de gestão que inclui muitos dos mais experientes profissionais no setor tecnológico. 
O acesso às informações ficou mais prático, mais rápido, mais simples.


Quando a Google estava ainda a dar os primeiros passos, os fundadores enumeraram “10 factos” que sabiam ser verdadeiros e que, segundo eles também, “esperam que o sejam ainda”, pedindo aos utilizadores para estarem atentos e críticos:

- Dedicação ao utilizador e o resto virá naturalmente
- É melhor fazer apenas uma coisa, mas fazê-la realmente bem.
- Ser rápido é melhor do que ser lento.
- A democracia na Web resulta.
- Não é necessário estar sentado na secretária para precisar de uma resposta.
- É possível obter lucros sem comprometer a integridade.
- Existe sempre mais informação para descobrir
- A busca de informação atravessa todas as fronteiras
- Não é preciso ser formal para ser levado a sério.
- Excelente ainda não é o bastante.


Todavia, a 15 de dezembro de 2013:

“Google acaba de revelar Plano de 5 Passos para dominar o mundo”:

- Controlar o fluxo de informações
- Controlar o acesso à informação
- Controlar a rede de transporte
- Controlar o mercado de trabalho físico
- Controlar os mistérios da vida em si

Extractos dos 5 Passos que poderão ser lidos na íntegra no interessantíssimo texto do Anexo deste blogue aqui


- «Hoje todos os dias o Google processa mais de 1.000 milhões de buscas em 146 idiomas, notas e a busca na Internet está em suas "mãos de ferro". "Os serviços adicionais desde o Gmail até ao YouTube ou Play Store para Android, oferecem acesso a certos tipos de informação, o que permite ao Google ainda mais controle sobre as nossas vidas.»




- «O Google produziu o sistema operacional de smartphones mais popular do mundo, já que o Android ocupa 81% do mercado." Mas não estava satisfeito e o computador foi levado mais longe: apenas aos nossos olhos, sob a forma do Google Glass. Embora os computadores transmitam informações, o Google Glass envolve-nos com a informação como uma segunda pele. "As pessoas são leais aos iPhones, mas enlouquecerão pelo Google Glass, porque ele concederá tudo o que for necessário em qualquer momento. Um dia, no futuro não muito distante, você vai usar o Google Glass para chamar um táxi-Google, que conduzirá sozinho usando apenas o software do Google»


- «Se alguém quer controlar tudo e todos, os veículos 'Auto tripulados' são imprescindíveis e o Google tem-nos. Os carros sem condutores eliminariam o "fraco fator humano" das ruas e economizariam muitos milhões de dólares. E enquanto ficamos livres da tarefa de conduzir, poderemos mergulhar na internet para encontrar mais informações no Google”.


- «A Boston Dynamics, a oitava empresa que o Google adquiriu este ano, é famosa por criar os robôs mais avançados do mundo. Embora até agora só saibam andar e correr, tal como as pessoas e os animais, algum dia poderão aprender a fazer outras tarefas, como preparar um jantar perfeito, por exemplo. "Pouco a pouco os robôs irão cuidar de todo o trabalho físico, deixando o intelectual aos humanos. É ai onde o Google será implementado na infra-estrutura económica global».

A Schaft foi criada por investigadores da Universidade de Tóquio e faz parte do projecto de robótica que a multinacional americana está a desenvolver.

- «Em Setembro o Google anunciou a fundação de Calico, uma empresa que se dedicará à pesquisa sobre o envelhecimento, longevidade e a busca de formas de aumentar a vida útil. "Todas as ambições são pálidas comparadas com esta". "Com esta solução na mão, o Google vai controlar não só o seu acesso à informação, mas também quanto tempo você pode viver para a aceder."
- Alex Planes


O lado perigoso do Google

Scott Cleland , pesquisador norte-americano que criou também a Netcompetition.org, entidade que estimula a competição e o desenvolvimento das empresas de serviços de banda larga adverte:

«Todos conhecem os benefícios e as coisas maravilhosas que o Google nos proporciona. Poucos, entretanto, têm consciência dos riscos decorrentes da destruição de sua privacidade, do rastreamento permanente de suas consultas e do uso antiético de informações pessoais por esse monstro digital, que indexa, armazena e manipula milhões de terabytes por dia.
(…)
O poder do Google cresce de forma tão aterradora que nos faz relembrar a advertência do Lord Acton (o historiador britânico), que escreveu: O poder tende a corromper. E o poder absoluto corrompe absolutamente.

Cleland levanta questões cruciais, como esta: ”Será que os líderes do Google – os fundadores Larry Page e Sergey Brin e o presidente contratado Eric Schmidt – se estão afastando de sua promessa de tornar o mundo um lugar melhor? Ou estão disfarçando com tamanha eficiência os seus verdadeiros objetivos e que ninguém foi capaz de perceber?”

E faz do futuro da empresa uma previsão catastrófica: “Em cinco anos poderão ocorrer desastres na área de segurança e muitos problemas de soberania. Aliás, o Google não respeita a soberania dos países”.

Cleland até já compilou um código satírico das dez diretrizes que orientam a acção do Google:

1. A regra básica do Google: Quem controla as informações alheias governa.
2. A regra dourada do Google: Trate os outros da forma como o Google não quer ser tratado.
3. O relativismo moral do Google: Inferir que outros são maus faz o Google parecer ético.
4. A bússola moral do Google: “Mau é aquilo que Sergey (um dos fundadores do Google) diz que é mau” – Eric Schmidt, presidente ou chairman.
5. O código de ética do Google: “A política do Google com relação a muitas coisas é aproximar-se ao máximo dos limites do obscuro e não cruzá-los” – Eric Schmidt
6. O princípio básico do Google: Se a coisa não aumenta, ela não pode ser monopolizada.
7. A lei da liberdade do Google: “Nasce um idiota a cada minuto”.
8. A lei da privacidade do Google: A análise de perfis está no olho de quem vê.
9. A lei de propriedade do Google: Tudo que é bom vem para aqueles que se apoderam dele. Por outras palavras, apodere-se de algo para dele obter o melhor resultado.
10. A lei da inovação do Google: Se no princípio você não obteve êxito, compre aquilo que obteve.

Ou quem serão realmente os verdadeiros donos do Google?




Escrevi este poste sobre o Google depois de nele ter investigado tudo quanto apresento.
Poderá ser a estrada digital para a servidão e a destruição da privacidade mas é exactamente como gigante de informação que o procuro.

Onde existe hoje a privacidade?

Basta ter o telemóvel ligado que mesmo sem atender ou efectuar qualquer chamada, é possível saber o ponto onde está - se o operador sabe


Snowden explica que isso é um problema. “Porque a privacidade é importante. A privacidade é o que nos permite definir quem somos e quem queremos ser.”

Mas diz também que «uma criança nascida hoje vai crescer sem qualquer conceito de privacidade. Nunca saberá o que quer dizer ter um momento privado para si própria, um pensamento não gravado, não analisado»..


Sem comentários:

Enviar um comentário