Número total de visualizações de páginas

domingo, 6 de julho de 2014

426 DIAS, 4 HORAS E 45 MINUTOS


Perante o desfecho inédito dos acontecimentos, Isaltino Morais foi protagonista num dos meus postes ("Uma Gota no Oceano").
E porque numa história há sempre um virar de página, a continuidade faz parte dela.

Era uma vez...


24 Abril 2013

 ... um presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que foi detido pelo Grupo de Investigação Criminal da PSP de Oeiras e levado para a zona prisional anexa à PJ, na Rua Gomes Freire, em Lisboa, a fim de cumprir uma pena de dois anos de prisão efectiva sentenciados pelo Supremo Tribunal de Justiça, por branqueamento de capitais e fraude fiscal.



Considerando o facto invulgar, insólito, surgiram as mais diversas reacções entre os cidadãos, incrédulos quanto à veracidade da situação.
- "Se começam a prender os políticos corruptos, o que vai ser deste país ? Ficamos sem Presidente, sem Governo, sem Assembleia da República, sem Presidentes da Câmara ... o que vai ser de nós?" (lido no facebook)

E destaco a mais peculiar, quanto a mim (embora não sendo original) - a criação, logo depois, de uma página na Internet para contabilizar, ao segundo, o tempo que o autarca passaria na prisão, a partir daquele momento… conforme se demonstra no video abaixo.



Isaltino estava no Estabelecimento Prisional da Carregueira (Sintra).




- O Isaltino ainda está preso?
- NÃO!




Tinham passado exactamente 426 dias, 4 horas e 45 minutos quando, em 24 de Junho passado, um homem mais magro, crispado, parco em palavras, envelhecido, de cabelo branco ondulado, barba em vez da anterior pêra, saco de plástico preto na mão, calças de ganga e em mangas de camisa, saía em liberdade condicional

Segundo o tribunal, Isaltino foi posto em liberdade porque possui "meios próprios de subsistência e suporte familiar", pelo seu "arrependimento" e por inexistente perigo de "reincidência"

- "Faz todo o sentido. Roubou, pagou ao fisco com o dinheiro que roubou e vai viver do dinheiro roubado. Está tudo bem, portanto. "Siga", que não há tempo a perder... Amanhã já ninguém se lembra" - um leitor



Isaltino: “Eu sou um optimista, senão já me tinha suicidado”




Imagens


Sem comentários:

Enviar um comentário