Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de julho de 2014

AQUI HÁ GATO


Há dias, ao passar os olhos pelas notícias, pouco diversificadas desde há longo tempo, deparei com uns enormes olhos curiosos a fixarem-se nos meus como que a desafiarem-me, desconfiados, para uma “conversa”.

Um gato, um minúsculo gato de orelhas peludas, pontiagudas e triangulares, grandes bigodes, jovial, engastado em rochas da mesma cor, com poucas riscas escuras e só facilmente visíveis na parte alta das patas dianteiras.

Parece doméstico!
Mas vive em tocas, nas rochas…

Gato-do-deserto - leio mais adiante!

Ou seja, nome popular de um animal mamífero, carnívoro, da família dos Felídeos, género Felis - uma das menores espécies (Felis Margarita - nome científico).

Existem 6 subespécies do gato-do-deserto:


- Felis Margarita Margarita (gato-do-deserto-do-norte-da-África)
- Felis Margarita Airensis (gato-do-deserto-do-Níger)




- Felis Margarita Harrisoni (gato-do-deserto-da-península-arábica)
- Felis Margarita Thinobia (gato-do-deserto-do-mar-Cáspio)




- Felis Margarita Scheffeli (gato-do-deserto-do-Paquistão)
- Felis Margarita Meinertz saharahageni (gato-do-deserto-do-Sahara)
Por josé luiz  (SP)

O gato-do-deserto é o mais pequeno do género Felis, juntamente com o gato-bravo-de-patas-negras. Não chega a medir mais do que 50 cm de comprimento (cabeça e corpo) e 30 cm de cauda. Os maiores machos atingem os 3.5 kg de peso

Para encontrar parceiras, o macho produz um som agudo similar a um latido. A audição sensível da fêmea consegue detectar esse som a uma longa distância.

Além das riscas nas patas dianteiras, a ponta da cauda também possui coloração escura. 
Ao contrario de outros felinos, a planta dos pés está totalmente coberta de pelo a fim de os proteger em relação ao contacto com as ardentes areias do deserto; disfarça as pegadas e não permite que se afundem na areia.
Vive bem adaptado em zonas áridas do norte de África, da Arábia, da Ásia central e do Paquistão.

Parece-se mais com os gatos domésticos do que com os outros gatos selvagens e, tal como eles, permanece sempre brincalhão.

As grandes orelhas contribuem essencialmente para a sua sobrevivência; ajudam-no a detectar predadores e presas tanto acima como abaixo do solo - o som não se propaga tão bem nas vastas extensões de terreno quando coberto com areia. Por outro lado, como estão forradas com uma espessa camada de pelagem branca, ficam protegidas contra o vento arrastado pela areia.






Alimenta-se basicamente de pequenos mamíferos, roedores e aves - ratos, lebres, serpentes, víboras venenosas, lagartos, aranhas e insetos.
Apresenta hábitos preferencialmente crepusculares ou noturnos, passando as horas mais quentes do dia protegido entre as rochas. 
Sai da sua toca pela calada da noite, pára e olha em redor, atento a qualquer barulho. Depois começa sua caça silenciosa quase rastejando sobre a areia do deserto e,de repente, salta sobre sua presa distraída.
Após a refeição, continua a caçar durante toda a noite, enterrando na areia o que sobra. 

Embora a caça desta espécie esteja proibida em vários países, tal como muitas outras, está classificado de “quase ameaçado” devido à apreensão para o tráfico de animais exóticos e comercialização das peles. 
Por outro lado, sofrem predação de chacais e aves de rapina.

Felis é um género de mamíferos do grupo dos felídeos, como ficou dito atras, constituído por seis espécies:



- Gato-selvagem
- Gato-doméstico (evoluiu a partir do gato-bravo e é considerado como sua subespécie)



- Gato-de-pallas 
- Gato-do-deserto (já descrito) 





- Gato-da-selva 
- Gato-bravo-de-patas-negras 



- Gato-chinês-do-deserto 
- Gato-dourado-africano 

Todas as famílias da ordem Carnívora são carnívoros obrigatórios, porque necessitam de enzimas para digerem a matéria vegetal. 


Têm garras longas e encurvadas, unhas retráteis (alguns deles) nos cinco dedos das patas da frente e nos quatro das de trás. Sã privilegiados com muito bom olfacto, elevada audição e grande capacidade para ver à noite devido à
existência de uma membrana chamada tapetum lucidum, que reflete a luz de volta ao globo ocular dando-lhe o famoso brilho dos olhos.
Possuem e controlam mais de 500 músculos e a espinha é flexível para treparem facilmente.



Os Gatos-do-deserto são fundamentalmente solitários, mas não territoriais. É comum que vários indivíduos frequentem os mesmos refúgios, ainda que nunca os compartilhem ao mesmo tempo. 




Quando em cativeiro, é extremamente sensível a doenças respiratórias e infecções do tracto respiratório superior

Filhote de gato-do-deserto apresentado em zoológico de Brookfield


Gato de patas negras do jardim zoológico de Brookfield, que nasceu 14 de fevereiro está indo bem. O gatinho, de 3 meses de idade, ainda está fora de exposição. Ele continua a ganhar peso e está ficando mais forte a cada dia.


Imagens



Sem comentários:

Enviar um comentário