Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

GOLFINHOS EM LAGOS



Porque Lagos passou a ser também um dos meus lugares eleitos, tenho procurado "descobri-lo" nas variadíssimas facetas em que a região é espetacularmente rica.

Os golfinhos fazem parte desse enorme e mesclado mosaico.

Desde algumas espécies que podem ser observados frequentemente (Golfinho-comum, Roaz-corvineiro, Golfinho-de-risso e o pequeno e "tímido" Boto, uma espécie considerada vulnerável), até à Orca ou Golfinho-riscado), há ainda ocasionais passagens (ou residência) de outras espécies de cetáceos.  
Não é raro, portanto, o tema “golfinhos” aparecer muitas vezes, quer como notícia, quer como espectáculo inesperado.

Apenas alguns dos muitos casos ocorridos:

- Esta semana, a cerca de 8 quilómetros da costa, entre Lagos e Sagres, foi o itinerário escolhido por sete orcas para tornar memoráveis as férias de quem as viu.
Alguns turistas saíram ao mar e acompanharam-nas no passeio
Trata-se de um dos cinco grupos que habitualmente entram no mediterrâneo à procura de atum. Porém, apesar de esta região estar na rota,não é habitual aproximarem-se tanto.

Ver video:
- Em 07.03.2012, os banhistas foram surpreendidos por um grupo de 20 a 30 golfinhos encalhados na Prainha, em Arraial do Cabo, na região dos Lagos.
Foram salvos por moradores da região que os ajudaram a sair da arrebentação e a voltar para o alto-mar.
De acordo com Salvatore Siciliano, o coordenador do Gemm (Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a sorte dos animais foi a acção rápida dos banhistas porque, se tivesse acontecido numa praia deserta teriam morrido todos.
O embate de tantos animais pode ter sido causado tanto por uma perturbação sonora como resultado de uma explosão submarina, como por perseguição de um grande predador. Devem ter ficado desnorteados com o susto e foram forçados a fugir para a praia.

Toda a acção foi registada por um cinegrafista amador que estava na praia.


Em 22.08.2011, golfinhos na Praia da Luz





- Em 30.03.14, um golfinho deu à costa numa praia de Lagos mas não sobreviveu.
Desde janeiro que já deram à costa algarvia 18 mamíferos desta espécie mas só dois estavam vivos.




O golfinho nariz de garrafa ou flipper, é um mamífero da ordem dos cetáceos pertencente à família Delphinidae que vive em mares e estuários.

Existem aproximadamente 68 espécies de golfinhos

São nadadores excepcionais, podem saltar até cinco metros acima da água (os saltos fazem parte da comunicação), atingir uma velocidade de 56 km/h e mergulhar a uma profundidade de 300 metros. 
Alimentam-se basicamente de peixes, camarões e lulas e, apesar de possuírem cera de 100 dentes, engolem os alimentos sem mastigar. São animais sociáveis que vivem em grupos para ajudar na proteção contra predadores e facilitar a obtenção de alimentos.

Apresentam diversos comportamentos sociais, como batida de cauda, assobios, saltos, mordidas, toques, etc.  
Têm uma longevidade de 25 a 35 anos.
De inteligência invulgar, executam acrobacias complexas e têm um extraordinário sentido de orientação (orientam-se por ecos dos sons que eles próprios produzem - um sonar).

A pesca destes animais está proibida desde 1988 mas a lei não vem sendo respeitada.



Imagens


Sem comentários:

Enviar um comentário