Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

UM "PARAÍSO" EM DISSOLUÇÃO? - 1


“Ah! Se não fossem os PORTUGUESES, Portugal seria o PARAÍSO…
 (Comentário feito por alguém quando Mira Amaral, a propósito de uma pergunta que lhe foi feita sobre” se Angola é um El Dourado”e ele  respondeu com a expressão de Jorge Coelho: “Se vocês estão cá e é para ir morrer em Angola mais vale morrer em Portugal porque os caixões lá até são mais caros”)

Na verdade, a não ser “obrigada”, eu jamais trocaria o meu país por qualquer outro para viver (entre os muitos que já conheci)

Imaginando uma balança (analogicamente falando) e colocando num dos pratos a carga negativa indiciadora de um caos social e da implosão enquanto estado soberano e no outro o lugar onde a gente se sente bem, podemos tentar fazer uma análise que separe o país no seu todo da situação específica da maioria dos seus naturais.


Apesar da inegável mediocridade das "elites" que fazem parte da lista dos multimilionários do costume, cujas actividades constituem o grosso da riqueza e da iniciativa empresarial do país - é forçoso reconhecer que, individualmente, os portugueses estão mais pobres - Portugal precisa de ser amado tal qual é, com tudo o que tem de bom e de mal porque é nosso.

Felizmente muita gente ainda pensa assim.


Começando pelo prato das "coisas boas"…


ALGUMAS MARCAS DO PORTUGAL SINGULAR

1- Um filme promocional de Portugal "A Beleza da Simplicidade" (apesar das críticas) premiado várias vezes:
- Medalha de ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia da Sérvia - "SILAFEST 2012", na categoria Melhor Filme de Turismo.
- No Festival Cannes Corporate Media & TV Awards 2012, o maior evento a nível europeu de filmes corporativos
- Medalha de ouro no "Tourfilm Riga" 2012, na categoria Filme Comercial, na Letónia
- Medalha de prata no "World Best Films Awards", na categoria Curta-Metragem, em Nova Iorque.

A música é da responsabilidade de Nuno Maló, músico português radicado em Los Angeles, com uma carreira internacional na área publicitária e na indústria cinematográfica de Hollywood.


 «Chama-se "A Beleza da Simplicidade", mas na realidade é um caso complexo. O vídeo do Turismo de Portugal que foi multipremiado internacionalmente promove o país com a geografia de Lisboa adulterada via manipulação de imagem.» 
«Visto à lupa, percebe-se que adultera as ruas de Lisboa com uma montagem de imagens que adicionam à capital uma verdadeira avenida fantasma. Durante quatro segundos, numa vista panorâmica da cidade, a Rua Braancamp é transformada numa longa avenida, onde se repetem não só os jardins do Parque Eduardo VII, como também a rotunda do Marquês de Pombal. Para enganar o olhar do espectador, apenas a estátua foi apagada da montagem.»
Paula Cosme Pinto



2 - Constatações de estrangeiros


Gabriel Buruaga, CEO da Havas - retrato do marketing digital quando esteve no país
 - "Portugal não tem problema nenhum: não tem delinquência, não tem terrorismo. Tem um maravilhoso clima, pessoas alegres, cultura, praias, gastronomia, humor. Tem todos os ingredientes para contar boas histórias sobre o país na Internet, mas não tem qualquer notoriedade".


Pallavi Shah, operadora turística esteve no Douro.
E ficou encantada com a "paisagem mágica". 

Defende que Portugal tem que conseguir mudar a "imagem de um país de praias baratas", que perdurou durante muito tempo, para um local com "história, paisagem e cultura”.
"Os americanos gostam de vinho, de turismo de vinho, de cidades bonitas e os portugueses têm tudo


A Associação de Viagens britânica, ABTA, elegeu Portugal como uma das tendências entre os destinos de viagem mais populares de 2014, referindo como trunfos do país a "óptima gastronomia, as cidades históricas, a linha de costa acidentada e a paisagem deslumbrante, com muito charme".

O Alentejo é uma região de excepcional beleza natural com florestas de eucaliptos entrecortadas por rios, sobreiros e olivais e a cidade universitária de Coimbra, Património Mundial da Humanidade da UNESCO, e a misteriosa cidade templária, Tomar”"


A Eduniversal volta a distinguir dezenas de mestrados de cinco universidades portuguesas no seu ranking anual "Best Masters 2013/2014"

“A mais bem classificada é, mais uma vez, a Nova School of Business and Economics, constando também da tabela a Católica-Lisbon School of Business and Economics, o ISCTE, a Universidade do Porto e a Universidade Técnica, agora designada Universidade de Lisboa. No total, são 70 programas das universidades portuguesas que constam destas listas divididas em 30 áreas de formação.



Alexander Ellis, Embaixador do Reino Unido em Portugal, sublihou antes de partir:

"Coisas que nunca deverão mudar em Portugal"

- Portugueses: 2010 tem sido um ano difícil para muitos; incerteza, mudanças, ansiedade sobre o futuro. O espírito do momento é de pessimismo, não de alegria.  Mas o ânimo certo para entrar na época 
natalícia deve ser diferente. Por isso permitam-me,  em vésperas da minha partida pela segunda vez deste pequeno jardim, eleger dez coisas que espero bem que nunca mudem em Portugal.


1. A ligação intergeracional
Portugal é um país em que os jovens e os velhos conversam - normalmente dentro do contexto familiar. O estatuto de avô é altíssimo na sociedade portuguesa - e ainda bem. Os portugueses respeitam a primeira e a terceira idade, para o benefício de todos.
 2. O lugar central da comida na vida diária.  
O almoço conta - não uma sandes comida com pressa e mal digerida, mas uma sopa, um prato quente etc, tudo comido à mesa e em companhia. Também aqui se reforça uma ligação com a família.
 3. A variedade da paisagem.  
Não conheço outro pais onde seja possível ver tanta coisa num dia só, desde a imponência do rio Douro até à beleza das planícies  do Alentejo, passando pelos planaltos e pela serra da Beira Interior.
 4. A tolerância
Nunca vivi num país que aceita tão bem os estrangeiros. Não é por acaso que Portugal é considerado um dos países mais abertos aos emigrantes pelo estudo internacional MIPEX.
 5. O café e os cafés
Os lugares são simples, acolhedores e agradáveis; a bebida é um pequeno prazer diário, especialmente quando acompanhado por um pastel de nata quente.
 6. A inocência.  
É difícil descrever esta ideia em poucas palavras sem parecer paternalista; mas vi no meu primeiro fim de semana em Portugal, numa festa popular em Vila Real, adolescentes a dançar danças tradicionais com uma alegria e abertura que têm, na sua raiz, uma certa inocência.
 7. Um profundo espírito de independência. 
Olhando para o mapa ibérico parece estranho que Portugal continue a ser um país independente. Mas é e não é por acaso. No fundo de cada português há um espírito profundamente autónomo e independentista.
 8.  As mulheres. 
O Adido de Defesa na Embaixada há quinze anos deu-me um conselho precioso: "Jovem, se quiser uma coisa para ser mesmo bem feita neste país, dê a tarefa a uma mulher". Concordei tanto que me casei com uma portuguesa.
 9.  A curiosidade sobre, e o conhecimento, do mundo
A influência de "lá" é evidente cá, na comida, nas artes, nos nomes. Portugal é um pais ligado,  e que quer continuar ligado, aos outros continentes do mundo.
 10.  Que o dinheiro não é a coisa mais importante no mundo
As coisas boas de Portugal não são caras. Antes pelo contrário: não há nada melhor do que sair da praia ao fim da tarde e comer um peixe grelhado, acompanhado por um simples copo de vinho.

Então, terminaremos a contemplação do país não com miséria, mas com brindes e abraços. Feliz Natal.


3 - Opinião de Portugueses não diferenciados

A arquitectura tão caracteristica da casa portuguesa
Os azulejos nas fachadas
Os petiscos - rissóis de camarão, pastéis de bacalhau e croquetes
O cheiro a sardinha assada no braseiro da calçada
O melhor bacalhau do mundo
A imperial e os tremoços
O marisco e o peixe grelhado
A luxúria da doçaria conventual.
As castas de vinhos
As flores ainda cheiram a cravos, a rosas… e a fruta, a frutos
As paisagens raras, agrestes e lânguidas. 
A suavidade com que o ar roça a pele
A brisa do mar, da montanha ou dos vales que enche os pulmões
Os lugares fantásticos num espaço geográfico tão pequeno
O cheiro da terra
A mistura e idiossincrasia de culturas enraizadas ao longo dos tempos
A tranquilidade à sombra de um choupo
A luz de Lisboa
A cor azul e profunda do céu
O por do sol nas praias
O verde-esmeralda das ondas do Atlântico
As cores do Alentejo no Outono
A sonoridade densa, única, das palavras
A nostalgia singular que provoca na ausência


4 - Ser Português

Emigradas na capital londrina, Dina e Olga, livraram-se da senha queirosiana: "gostamos de ser portuguesas, está na hora de acreditarmos mais em nós, no que somos e no que somos capazes de fazer" e abriram uma loja de produtos portugueses em Londres, A Portuguese Love Affair na rua do Flower Market – o mercado das flores londrino, que recebe milhares de pessoas a cada fim-de-semana.



As portuguesas fazem chegar a Inglaterra produtos como faianças Rafael Bordalo Pinheiro, bolachas Paupério, conservas Tricana, ou até mesmo as tão conhecidas sombrinhas de chocolate Regina.
Memórias de criança, sabores inesquecíveis e a essência de ser português.
Resolveram abrir a loja por duas razões: sentiam saudades de Portugal e, acima de tudo, perceberam que a pátria podia ser um bom negócio, que os produtos portugueses têm valor num sector endinheirado do mercado, o gourmet, o arts and crafts, o handmade, o artesanato.
Ao todo, Portuguese Love Affair trabalha com quase 30 fornecedores portugueses,
 - "Achamos que é uma boa maneira de dar a conhecer Portugal e mudar a imagem que os portugueses têm de si próprios
O que interessa é o amor pelo país.


Carlos Mesquita transformou uma banca de engraxador num império de reparação de sapatos em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde é o homem de eleição para casas como a Chanel e estrelas como Jennifer Lopez.
Carlos Mesquita, de 63 anos, começou o negócio em Portugal com uma banca de engraxador na barbearia do pai, mas é hoje o dono das lojas Leather Spa, onde os nova-iorquinos reparam e personalizam os seus sapatos e outros acessórios em pele.


A revista Time Out escreveu que o português “é o Dr. de sapatos escolhido e celebrado pelos ricos e exigentes” da cidade norte-americana “Dediquei muito tempo a este negócio. Não se cria um negócio, para o qual quase não havia clientes, de um dia para o outro".
O empresário dá emprego a 73 pessoas e tem três lojas: uma na Rua 55, uma na Grande Centrçal Station e uma terceira no hotel de luxo Plaza, junto ao Central Park.
Em média, as lojas recolhem 450 pares de sapatos e outros acessórios em pele por dia. 
Mesquita tem uma gama de produtos Leather Spa – com atacadores, ceras, palmilhas e cremes – e propostas para criar um franchise, que chegam de outras cidades norte-americanas, do Qatar, do Dubai e da Argentina.


Mourinho abre o coração e diz o que lhe vai na alma!
 (2010)

«Sou português há 47 anos e treinador de futebol há dez. Sendo assim, sou mais português do que treinador. Posto isto, para que não restassem dúvidas, vamos ao que importa…
(…)
E quando estes eleitos a quem Deus deu um talento se juntam para jogar por Portugal, devem faze-lo a pensar naquilo que são - não simplesmente profissionais de futebol (esses são os que jogam nos clubes), mas, além disso, portugueses comuns que vão fazer aquilo que outros não podem fazer, isto é, defender Portugal, a sua auto estima, a sua alegria (…)»

"Leitura Obrigatória"Ver


Universidade Aberta distinguida pela Comissão Europeia


“No final de Dezembro de 2013, a Universidade Aberta, em Portugal, foi distinguida com o Selo de Qualidade da Comissão Europeia.
Numa homenagem conferida às instituições de ensino superior que aplicam o Suplemento ao Diploma de forma rigorosa e gratuita, o mesmo é válido para o período entre 2013 e 2016. 
As diretrizes de Bolonha têm vindo a ser seguidas pela Universidade Aberta desde 2008, com especial enfoque sobre a aplicação do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) e a emissão gratuita de Suplementos ao Diploma bilingues (português e inglês) ”.


Sophia de Mello Breyner Andresen



Exílio
Quando a pátria que temos não a temos 
Perdida por silêncio e por renúncia 
Até a voz do mar se torna exílio 
E a luz que nos rodeia é como grades 
Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Livro Sexto'


«Em Lagos, em Agosto, o sol cai a direito e há sítios onde até o chão é caiado. O sol é pesado e a luz leve. Caminho no passeio rente ao muro mas não caibo na sombra. A sombra é uma fita estreita. Mergulho a mão na sombra como se a mergulhasse na água.»

E são algumas migalhas - ao acaso - duma grande OBRA, PORTUGAL, o "Paraíso" em dissolução...


Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário